terça-feira, 21 de junho de 2011

Humanos Direitos - Pela demarcação imediata das terras do povo indígena Arara, no Xingu paraense

Os Arara foram dizimados durante séculos de ocupação da Amazônia




A partir dos anos 70, com a construção da Transamazônica, o território ancestral dos Arara foi mais uma vez ocupado





O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL) protocolou durante a sessão ordinária da manhã de hoje, 21, uma moção de solidariedade ao povo indígena Arara, que luta por sua sobrevivência na Terra Indígena (TI)Cachoeira Seca,no município de Uruará, sudeste paraense. A área está parcialmente ocupada por famílias de agricultores que foram assentadas pelo Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA).
De acordo com dados apresentados pelo deputado, é iminente a eclosão de um grave conflito entre indígenas e colonos devido ao início do processo de demarcação das terras por funcionários do governo federal, com apoio de tropas da Força Nacional de Segurança.
O deputado cobrou dos organismos do Estado brasileiro uma atuação mais consistente, no sentido de promover uma solução pacífica para este conflito.“É preciso que o governo federal promova urgentemente a demarcação da reserva indígena de Cachoeira Seca, ao mesmo tempo em o INCRA e demais órgãos federais realizam uma reforma na estrutura agrária na região para permitir que os pequenos agricultores que se encontram em terras indígenas possam ocupar outras áreas, especialmente aquelas que estejam sob controle de grileiros e desmatadores clandestinos”, afirmou.
A moção exige que o governo federal demarque "imediatamente a Terra Indígena Cachoeira Seca, preservando a integralidade do território necessário à sobrevivência física e espiritual desta etnia, ao mesmo tempo em que se promova uma negociação objetivando uma saída pacífica para o conflito com pequenos agricultores que ainda ocupam parte daquela área".



Fotos: Moreira Mariz, década de 80; Bita Carneiro, 1981

Um comentário:

  1. COMPANHEIRO SOU VALDIR FILHO, CONCURSADO DO C125 AD4 PROFº PARA URE DE CAPANEMA,PENSO QUE POR SERDA OPOSIÇÃO ESTOU SENDO PREJUDICADO PELA ATUAL, GESTÃO, POIS SÓ FALTAM DUAS PESSOAS A SEREM CHAMADAS, NO ENTANTO SE CONTRATA FAZENDO VISTA GROSSA A QUE ESTÁ EM CONDIÇÕES DE OCUPAR O CARGO DE LHE É DE DIREITO. ME AJUDE.

    ResponderExcluir