sexta-feira, 3 de junho de 2011

Crise política - “Palocci tem que dar explicações ou, se quiser ser banqueiro, que saia do governo”, afirma Ivan Valente

Nesta quarta-feira,01, em discurso na Tribuna da Câmara, o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) defendeu que o Ministro Antônio Palocci, da Casa Civil, apresente suas explicações ao Parlamento e ao povo brasileiro em geral e que se pare de “empurrar com a barriga” uma situação que precisa ser esclarecida. “O Ministro Palocci precisa vir imediatamente a público para prestar satisfações a respeito de tudo o que foi divulgado pelos grandes órgãos e meios de comunicação. Enquanto não o fizer, ficará a dúvida e a contaminação. E o próprio governo será corresponsável por isso”, disse.

Para Ivan Valente, não se trata de discutir se um requerimento para a convocatória de Palocci foi aprovado ou não. “Se há uma denúncia acusando um Ministro de Estado de enriquecimento sideral, que pode haver ilegalidades, irregularidades, se o Ministro acha que é legítima a forma como ele acumulou riqueza, que ele venha depor em qualquer Comissão da Câmara ou aqui no plenário”. ” Ou se desmascara isso ou se desmente isso”, criticou o parlamentar. Na avaliação do PSOL, o governo foi contaminado por este debate, porque se trata do Chefe da Casa Civil e também porque Palocci foi um dos coordenadores da campanha da Presidenta Dilma.

CPI da dívida
Ivan Valente lembrou dos vínculos do ministro com o capital financeiro, com a relação de confiança que Palocci estabeleceu com os bancos e com o setor que hegemoniza a economia brasileira, que mais ganhou no período em que ele foi Ministro da Fazenda com a virada da política econômica e o estabelecimento da maior taxa de juros do mundo.

“Na CPI da Dívida Pública, propusemos a convocação do Ministro Palocci e do Ministro Pedro Malan. A Liderança do PSDB e a Liderança do PT barraram os requerimentos, que, com dados do Banco Central do Brasil, mostravam o uso de informações privilegiadas da política econômica para beneficiar banqueiros e grandes empresas financeiras”, disse Ivan Valente. “Isso não é expertise, é informação de dentro. Por uma informação sobre a fusão, por exemplo, da Oi com a Brasil Telecom, algo de R$ 4, 8 bilhões, R$ 20 milhões é gorjeta. Qualquer informação privilegiada sobre privatizações, fusões, rumos de política econômica — e certamente o Ministro as tem — seria certamente muito importante para muitas empresas”, acredita.

A lista das empresas para as quais a empresa Projeto, de Palocci, prestou consultoria já é pública e está disponível na Internet: são as grandes empresas de telecomunicações, empreiteiras como WTorre, montadores de veículos, agronegócio e o consórcio do Rodoanel em São Paulo.

“Todos os Ministros e Presidentes do Banco Central da era Sarney até agora, passando pelo PSDB, Persio Arida e Otto Lara Resende, viraram banqueiros e enriqueceram. Acho que o PT deveria dizer o seguinte: “o Palocci também quer ser banqueiro”. Então ele precisa sair fora ou então deixará o Governo nesta sinuca”, disse Ivan Valente.


Fonte: Site do Ivan Valente

Nenhum comentário:

Postar um comentário