terça-feira, 7 de junho de 2011

Humanos Direitos - PSOL denuncia escalada de violência no Pará

O deputado Edmilson Rodrigues protocolou hoje, 7, durante o pequeno expediente da Sessão Ordinária, uma moção de repúdio à escalada da violência em nosso estado.

O deputado destacou em seu pronunciamento o período de quinta-feira a domingo da última semana, em que ocorreram dezessete assassinatos. Ele considerou esse período como “uma verdadeira chacina que clama por justiça.”

Edmilson se mostrou chocado com este cenário caótico em que se encontra a segurança pública no estado, principalmente por existir a suspeita de que policiais militares teriam participação direta em várias dessas mortes, como no duplo assassinato ocorrido em Abaetetuba, quando a mãe e o padrasto de um acusado pela morte de um PM foram assassinados numa provável operação de vingança desencadeada por policiais.

“A sociedade paraense não pode tolerar que se cometam crimes em seu nome e que funcionários públicos se utilizem da farda para cometer atrocidades”, declarou.

Edmilson criticou o discurso do secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha, no qual ele aponta uma série de estatísticas sobre um suposto decréscimo nos índices de violência. “A realidade está aí, em toda sua dramaticidade, para desmentir categoricamente esse tipo de discurso falacioso”, argumentou.

Edmilson cobrou respostas e soluções para esta crise do atual governo do estado. “O governo Jatene precisa dar respostas à grave crise da segurança pública. Esta crise, todos sabem, possui raízes profundas e está relacionada diretamente com o crescimento do tráfico de drogas e da quase absoluta ausência de políticas públicas voltadas à juventude e à geração de emprego e renda.”

A moção será enviada à Secretaria do Estado de Segurança Pública, ao Comando Geral da Polícia Militar, às Corregedorias da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Militar, á Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional do Pará.

2 comentários:

  1. Com o advento de um governo local com viés conservador, aliado dos interesses do agronegócio, do latifúndio e das madeireiras, esses setores se sentem a vontade para protagonizar a violência no campo, como se tivessem ganho uma licença para matar trabalhador rural, ambientalistas e quem ouse se contrapor aos seus interesses. Portanto, é preciso que o governo federal atue duramente para combater a violência e dá proteção aos marcados de morte no campo, porque se formos esperar pelo governo local, vamos continuar assistindo muito proselitismo político, dircursos vazios e pouca ação prática, em função de tá amarrado pelo seu conteúdo de classe.

    ResponderExcluir
  2. viver ou morrer perante essa maquina maquiavélica que esfola o couro do cidadão paraense,eu prefiro morrer lutando mostrar e concientizar as pessoas que a justiça é para todos,você que sabe de alguma coisa de corrupção fale não tenha medo de mostrar a verdade.todos esses politicos que são corruptos um dia temerão ou irão pensar duas vezes antes de meter a mão no dinheiro publico,eles um dia nos temerão ao invés do contrario,PRISÃO AOS CORRUPTOS DA ALEPA,PRISÃO AOS POLICIAIS ASSASINOS,Voce que é corrupto estamos de olho em voces,

    ResponderExcluir