terça-feira, 28 de junho de 2011

Direitos Sociais - Solidariedade aos funcionários do Instituto Evandro Chagas

Na sessão desta terça-feira, 28, Edmilson Rodrigues mostrou novamente seu apoio à classe trabalhadora do estado do Pará. Desta vez ele manifestou sua solidariedade aos trabalhadores do Instituto Evandro Chagas (IEC), que sofrem o não chamamento dos trabalhadores concursados para assumirem cargos vagos na instituição e o atraso no pagamento dos salários e vantagens dos trabalhadores que já estão em atividade na instituição.
Segundo a avaliação de Edmilson, a situação dos trabalhadores do Instituto Evandro Chagas é “verdadeiramente dramática e assustadora”, pois, do total de vagas necessárias para que o serviço no órgão seja realizado de forma efetiva, um total de 392, o Ministério do Planejamento se dispõe a liberar 23, número que representa apenas 5,86% das vagas necessárias.
Edmilson frisou em seu pronunciamento que além de se solidarizar com os trabalhadores, é preciso também se manifestar em prol da população que tem o direito de usufruir com plenitude deste serviço essencial, e condenou a atitude do Ministério do Planejamento. “Desejamos, sim, ficar do lado da população que necessita dos serviços prestados por aquele órgão, dos remédios e vacinas desenvolvidos pelos cientistas do IEC, da comunidade científica e da pesquisa. Não se pode tratar um órgão federal dessa maneira, sem entender a realidade e as necessidades do instituto”, afirmou.
Através da moção protocolada, Edmilson apresentou um pedido ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para que o governo federal se comprometa com o pagamento de salários atrasados e com a imediata a conocação de todos os concursados da instituição.

4 comentários:

  1. A solidariedade é importante para mantermos a esperança que alguém nos dá voz,num momento em que pouco ou nem um apoio se tem dos parlamentares,que deveriam resguardar os nossos direitos,fazendo os órgãos públicos cumprirem a lei.

    ResponderExcluir
  2. A Associação dos Concursados do Pará realizou em janeiro deste ano, juntamente com um grupo de concursados aprovados no último concurso do órgão, uma reunião com a diretora do IEC.
    Ficou acertado que a titular do Instiuto se empenharia junto ao governo Federal para que os concursados fossem chamados com a maior brevidade possivel.
    No entanto, até o momento nada foi resolvido.

    José Emilio Almeida
    Pres. da Associação dos Concursados do Pará.

    ResponderExcluir
  3. Ao presidente da ASCOMPA,
    Para seu esclarecimento o grupo que foi procurar vocês não representa quem realmente escreve a história do Instituto Evandro Chagas e sim pessoas que de forma justa foram aprovadas no concurso, mas que ainda vão fazer parte da história da instituição. Se você não sabe hoje existem mais de 70 pesquisadores altamente capacitados que estão a 5 meses sem receber salário e outra coisa, se a nomeação dos aprovados dependesse somente da Instituto, tenho certeza que todos já teriam sido chamados, a não ser que vc desconheça o fato que o MPOG cancelou todas as nomeações para 2011.
    Parabéns Deputado Edmilson

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Deputado, excelente explanação. Muito obrigado por abraçar nossa causa. Vamos lutar com muito mais força tendo políticos influentes como você ao anosso lado.

    ResponderExcluir