sexta-feira, 24 de junho de 2011

Direito ao trabalho - Jatene enfrenta protesto de concursados em Santarém




Cansados da demora do governo em efetuar as nomeações, um grupo de aprovados nos concursos públicos da Secretaria de Saúde do Estado - Sespa (C-131 e C-153), realizou, na tarde desta quarta-feira, 22, dia do aniversário de Santarém, um ato de protesto em frente ao Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).
Com faixas, cartazes, nariz de palhaço e carro-som, enfermeiros, técnicos em Enfermagem e outros profissionais da Saúde, se posicionaram em frente ao hospital, aguardando a chegada do governador Simão Jatene, que iria entregar 15 novas máquinas de hemodiálise para uso da população.
A intenção era abordar o governador, com quem pretendiam conversar a respeito das suas situações. No entanto, foram impedidos pela enorme estrutura de segurança que cercava Simão Jatene, presente na cidade com todo o seu staff, para o aniversário de 350 do município. O protesto ficou apenas do lado de fora do hospital.
Mas incomodou. E muito.
O deputado estadual Alexandre Von (PSDB), acompanhado do secretário de Saúde, Helio Franco, foram até os manifestantes, propondo conversar com os concursados em outra ocasião, caso encerrassem o protesto. Mas a proposta - claro - não foi aceita.
Simão Jatene evita, de todas as maneiras, tratar da situação dos aprovados nos certames realizados pela administração pública estadual. A política do seu governo em relação aos concursados é apenas tratada por assessores e secretários, que, ao final das audiências, sempre alegam não ter poder decisão para resolver o problema.
Um Mandado de Segurança será impetrado no TJE, pela Associação dos Concursados do Pará, visando garantir as nomeações dos aprovados nos concursos C-131 e C-153, já que, no momento em que ofertou vagas, através de concursos, o governo do Estado previa a necessidade de servidores efetivos para atender a demanda da população. A ação será fundamentada, também, nas frequentes contratações de temporários para as vagas dos concursados.

Para se informar mais, clique aqui.


Texto e fotos: Blog dos Concursados

4 comentários:

  1. Esse desgoverno do PSDB está mostrando como trata as reivindicações dos concursados.Quando em campanha fez tudo para enganar o povo,até que acreditei na seriedade do então candidato.Hoje seis meses de governo,já sentimos o peso de sua gestão.Não dá mais para acreditarmos nestes políticos que vêm de um círculo vicioso da mesmice.Enquanto assistimos passivos atravessar mandatos sem mudar a vida da população em saúde,educação,transportes decentes.Eles fazem suas festas particulares distribuindo cargos públicos a quem lhe deu apoio,triste realidade .

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos lutadores da Asconpa. O governo está ausente, mas a Associação dos Concursados do Pará está presente em todo o estado.

    ResponderExcluir
  3. Para os tucanos de plantão estudar não dá futuro, tem que balançar bandeira de candidato nos sinais, em época de eleição, para arranjar algum trabalho no governo. Não é atoa, que deixaram o governo do Estado dez anos sem concurso público, no passado. Essa é a impressão que fica, e parece que essa lógica tá longe de mudar.

    ResponderExcluir
  4. O Jatene, ignora os concursados em detrimento de seus apadrinhados porém, a resposta a ele virá nas próximas eleições. Um abraço de Frank Oliveira de Souza.

    ResponderExcluir