quinta-feira, 10 de maio de 2012

Sessão vai debater o abandono dos índios do Pará


O resgate da memória e a efetiva garantia da dignidade dos povos indígenas do Pará deverão ser debatidos numa sessão especial proposta pelo deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL), na quarta-feira, 9, na Assembléia Legislativa do Estado.  “As aldeias Jeju e Areal do povo Tembé, no município de Santa Maria do Pará, Nordeste Paraense, por exemplo, se transformaram num amontoado de índios abandonados pelo poder público municipal, estadual e federal. Ainda temos a ameaça contra 24 etnias de 30 terras indígenas na Bacia do Xingu, sendo 12 no Mato Grosso e 18 no Pará, que serão, direta ou indiretamente, afetadas à medida que a fauna e a forem alterados pela usina de Belo Monte”, justificou o psolista.

Edmilson lembrou que foi aprovada a Declaração das Nações Unidas sobre Direitos dos Povos Indígenas, em assembléia geral da ONU, na cidade de Nova Iorque, em 2007. O documento reflete as reivindicações dos povos indígenas em todo o mundo acerca da melhoria de suas relações com os Estados nacionais, que serve para estabelecer parâmetros mínimos para outros instrumentos internacionais e leis nacionais. Na declaração constam princípios como a igualdade de direitos e a proibição de discriminação, o direito à autodeterminação e a necessidade de fazer do consentimento e do acordo de vontades o referencial de todo o relacionamento entre povos indígenas e Estados nacionais.

O requerimento para realizar a sessão especial foi formalizado na mesma data. O documento será votado pelos demais deputados. Serão convidados para o evento, a Associação Indígena Tembé de Santa Maria do Pará, Movimento Xingu Vivo Para Sempre, Ministério Público Estadual e Federal; Defensoria Pública do Estado e da União, governo do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário