segunda-feira, 7 de maio de 2012

Sessão debate futuro do Ver-o-Peso


 As incertezas sobre o futuro da atividade laboral de centenas de feirantes e comerciantes do Ver-o-Peso, diante da construção do Terminal Pesqueiro Público, na Rodovia Arthur Bernardes, em Belém, foram debatidas na sessão especial que a Assembleia Legislativa do Pará promoveu nesta segunda-feira, 7. Os trabalhadores afirmaram não terem sido consultados sobre a obra e temem pelo futuro do “ganha-pão” da categoria. O terminal conta com o investimento de R$ 34,5 milhões do Ministério da Pesca e deverá ser concluído no final do ano. “É possível manter o Ver-o-Peso vivo”, defendeu o deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL), que foi aplaudido de pé.

Os representantes dos trabalhadores da chamada Pedra do Ver-o-Peso, que trabalham diariamente na comercialização do peixe fresco, denunciaram o abandono da feira pelo poder público, apesar do local servir de cartão postal à cidade. Por diversas vezes, os feirantes lembraram que o último investimento realizado no local foi na gestão de Edmilson, quando prefeito, há cerca de dez anos. Os trabalhadores também apontaram possíveis prejuízos para os demais feirantes de verduras, frutas, ervas e artesanato e aos comerciantes do lugar, já que os peixeiros representam um segmento consumidor importante do centro comercial. Os vendedores de peixe e pescadores temem ser transferidos, mas também temem a concorrência do novo terminal.

Edmilson lembrou que a reforma do Ver-o-Peso foi realizada integralmente com recursos públicos municipais e que promoveu cursos de capacitação aos feirantes. Ele destacou que essa feira histórica é coração de Belém e que a alma do Ver-o-Peso é o povo. O deputado observou que a preocupação maior deve ser com a sobrevivência das atividades laborais das famílias que se sustentam dali. Edmilson citou estudiosos que analisaram a tentativa de gestores públicos de expulsar os feirantes do lugar para criar ali um complexo turístico: “Como se fosse possível fazer ali um Ver-o-Peso sem feirantes”, ironizou.

Comissão – Edmilson fará parte de uma comissão externa do Legislativo, ao lado dos deputados Carlos Bordalo (PT) e Ana Cunha (PSDB), que visitará o Ver-o-Peso e discutirá junto a feirantes do Ver-o-Peso e a representantes de outros Poderes a elaboração de uma proposta que garanta a manutenção da atividade dos trabalhadores na pedra.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário