terça-feira, 29 de maio de 2012

Em defesa de educação de qualidade e dignidade aos professores

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSol) usou a tribuna mais uma vez, nesta terça-feira, 29, para defender a luta dos professores por dignidade e educação de qualidade. O parlamentar protocolou um requerimento, solicitando a realização de uma sessão especial para discutir a situação dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), que iniciaram uma poderosa greve nacional pela reestruturação da carreira e por melhores condições de trabalho no dia 17 deste mês. “Essa é uma paralisação forte, que já atingiu até o momento 48 instituições federais de ensino por todo o país e que, portanto, precisa ser discutida para que os direitos dos professores e dos estudantes por educação de qualidade sejam respeitados”, destacou Edmilson.


A interlocução com o governo acerca da pauta de reivindicações da categoria, tendo como eixo principal a reestruturação da carreira, teve início em 2010. Um acordo foi assinado em 2011, mas o governo descumpriu. Por essa razão, os professores intensificaram a mobilização com a deflagração da greve nacional em 17 de maio. O acordo previa a incorporação de gratificações da categoria ao vencimento-base e correção de 4% e a criação de um GT carreira com prazo final em março de 2012.

Diante do impasse e descumprimentos de acordo, o deputado Edmilson Rodrigues solicitou a realização de sessão especial, a fim de debater a pauta de reivindicações dos docentes das Instituições Federais de Ensino (IFES). Para o evento, que ainda terá a data marcada pela Alepa, serão convidados representante do Ministério da Educação, representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o magnífico reitor da Universidade Federal do Pará, Carlos Maneschy, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES-SN, o Diretório Central dos Estudantes da UFPA, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Associação Nacional dos Estudantes Livre (ANEL).

Texto: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário