sexta-feira, 11 de maio de 2012

Direitos LGBT: luta por respeito e dignidade



O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) participou nesta sexta-feira,11, de sessão especial para discutir a violência contra LGBT's. Várias lideranças do movimento em defesa do respeito à diversidade sexual participaram do evento e fizeram relatos de tratamentos homofóbicos e de crueldade praticado contra o segmento, em especial por agentes públicos, como policiais. Representantes do sistema de segurança pública do Estado e parlamentares também participaram da sessão.

Liderança do movimento LGBT paraense, Beto Paes destacou que cerca de 20 assassinatos são praticados contra homossexuais no Pará. De acordo com ele, a maioria dos casos são realizados com requintes de crueldade e revelam homofobia e total intolerância com a diversidade sexual. "Esse é um país plural, mas nossa sociedade é machista, patriarcal e excludente, o que contribui para esse tipo de violência, destacou Paes. "Não queremos ser tolerados, o que queremos é sermos respeitados", acrescentou.

Emocionado, o deputado Edmilson Rodrigues expressou sua indignação com o tratamento desrespeitoso e até cruel dispensado aos homossexuais. "Não há como ouvir relatos tão crueis como os que tenho ouvido desde ontem, 10, na comissão parlamentar do tráfico humano e não se emocionar. Também não podemos aceitar o descaso e ausência dos governos federal, estadual e municipal, no atendimento a pessoas com HIV, como já foi denunciado por várias lideranças LGBT, aqui nesta casa", destacou o deputado psolista, fazendo referência a Chico Vaz, coordenador do Coordenador do Comitê de Artistas e Jornalistas na luta contra a Aids - Arte pela Vida.

Segundo relatos de lideranças e do próprio secretário estadual de Saúde, Hélio Franco, em audiência sobre a saúde, realizada na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), cerca de 600 pessoas infectadas pelo HIV morrem por ano no Pará. "É inadmissível que tantas pessoas morram dessa forma, quando a ciência já comprovou que é possível viver com o HIV por muito tempo. Mas para isso é preciso que essas pessooas tenham atendimento adequado, é preciso compromisso dos órgãos públicos, o que não ocorre. E precisamos mudar essa realidade", acrescentou o deputado, indignado com a situação enfrentada pelos LGBT's que vivem com HIV, na área da saúde. "Para mudar essa realidade, a solução está muito além dos discursos políticos de momento, é preciso compromisso com a dignidade humana e respeito às diferenças, além do compromisso e da prática para a construção de uma sociedade feliz", concluiu o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário