quarta-feira, 23 de maio de 2012

Edmilson cobra retratação e reparação a padres perseguidos na Ditadura


A urgente retratação oficial do Estado do Pará, em nome do povo paraense, aos padres Diomar Lopes, Moisés Lindoso e Aluízio Neno, é objeto do requerimento apresentado pelo deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL), nesta quarta-feira, 23, na Assembleia Legislativa do Estado. Esses religiosos foram violentamente perseguidos, humilhados e presos em quartéis e depois expulsos do Pará por volta de 1964, período da ditadura militar. O requerimento também apela para que a Comissão Nacional da Verdade que encaminhe a reparação (indenização) ao padre Aluízio Neno, o único ainda vivo, e aos herdeiros dos outros dois.

“A ditadura civil-militar seqüestrou, manteve em cárceres clandestinos, torturou, assassinou e ocultou cadáveres e, sob forte censura, impediu o conhecimento completo desses fatos. Há anos, a sociedade luta para que o Estado brasileiro apure toda a verdade e aponte os caminhos para que se faça Justiça”, destacou Edmilson. Ele é autor do Projeto de Lei nº 144, apresentado em 23 de agosto de 2011, que cria a Comissão Estadual da Verdade. “A retratação do Estado diante das violações dos direitos humanos, fruto do esforço social, é imperiosa para o desenvolvimento democrático da sociedade brasileira”, defendeu.

O requerimento de Edmilson homenageia os padres Diomar Lopes, Moisés Lindoso e Aluízio Neno, que tiveram a trajetória marcada pela luta por uma sociedade melhor. O documento ainda será votado pelos demais deputados estaduais e, se aprovado, será levado ao conhecimento da Comissão Nacional da Verdade, da Comissão Nacional de Anistia, da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Arquidiocese de Belém e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA).

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário