terça-feira, 8 de maio de 2012

Deputado pede apoio para resolver a violência em Marituba


Moção apresentada pelo deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL), nesta terça-feira, 8, na Assembleia Legislativa do Pará, objetiva realizar uma audiência pública para discutir a situação da violência no município de Marituba, na Região Metropolitana. Segundo o relatório “Letalidade de jovens e adolescentes no Pará”, elaborado pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-Emaús), Marituba está entre os 100 municípios brasileiros mais violentos e com maior possibilidade de homicídio para os jovens, assim como Belém, Ananindeua, Marabá, Tailândia, Parauapebas, Tucuruí, Paragominas e Castanhal.
“O Movimento “Marituba Tranquila, Marituba Saudável” procurou o meu mandato em desespero. São cidadãos da cidade de Marituba com medo de sair de suas próprias casas. Medo de exercer o seu cotidiano, já que a violência já se tornou parte dele”, informou Edmilson, na tribuna.
Ele destacou que os jovens de 15 a 24 anos são as maiores vítimas da violência. “A maioria dos assassinados é negra e tem renda per capita de até um salário mínimo, vivendo, portanto, na enorme faixa da população paraense submetida à miséria social. A ineficácia das medidas adotadas pelo poder público no real enfrentamento da violência, que se limita à repressão do crime. Para romper esse círculo vicioso é indispensável que o Estado invista em políticas públicas de prevenção e de oferecimento de oportunidades de educação, cultura e emprego à juventude paraense.”
A moção será levada ao conhecimento do “Marituba Tranquila, Marituba Saudável”, do Ministério Público do Estado, da Paróquia Menino Jesus, do Instituto Pobres Servos, da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (Sddh) e à Ordem dos Advogados do Pará– Secção Pará (OAB-PA).

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário