terça-feira, 22 de maio de 2012

Edmilson cobra do Estado cuidado com o Arquivo Público


A madrugada da última sexta-feira, 18, um curto-circuito na fiação elétrica no prédio secular do Arquivo Público do Pará, no centro de Belém, quase provoca um incêndio que poderia destruir um acervo de documentos que retratam mais de 400 anos de história do Pará e da Amazônia, desde o período colonial. A proteção desse arquivo de valor inestimável foi cobrada pelo deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL), na Assembléia Legislativa do Pará, nesta terça-feira, 22.

Edmilson apresentou moção na qual cobra do governo do Estado a reforma elétrica do prédio. O documento traz as críticas feitas pela presidenta da Associação dos Amigos do Arquivo Público (ARQPEP), Ethel Valentina Soares, no Facebook: “Por quanto tempo vamos esperar para que uma tragédia venha a acontecer, para que tenha alguma reação diante da sociedade? Vários memorandos foram enviados à secretaria a qual o Arquivo pertence para que seja feito algo, nada foi feito (...) O Diretor do Arquivo Público tem tentado chamar a atenção para todos os problemas existentes no Arquivo, mas a insensibilidade de nossos gestores, nada é realizado. Para mim já está chegando à incompetência.” O Arquivo Público é submetido à administração da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

“Não é admissível qualquer postura que sinalize omissão ou cumplicidade com o risco iminente de parte da cultura brasileira e universal ser irremediavelmente perdida. Urge a adoção de medidas urgentes para salvaguardar o patrimônio de todos os paraenses”, destacou Edmilson, na tribuna. A moção será levada ao conhecimento do Ministério Público do Estado do Pará (MPE), ao Ministério Público Federal (MPF), à ARQPEP e à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA).

Texto: Assessoria de Imprensa/Dep. Edmilson
Foto: Tamara Saré/Agência Pará
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário