terça-feira, 15 de maio de 2012

Homenagens às mães, enfermeiros e assistentes sociais



O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) apresentou nesta terça-feira, 15, na Assembléia Legislativa do Pará, moção em homenagem às mães, cuja data comemorativa transcorreu no último domingo, 13. Outras duas moções contemplaram os enfermeiros e dos assistentes sociais pela passagem do Dia do Enfermeiro e do Dia do Assistente Social.

Na moção às mães, Edmilson lembra que a celebração teve origem na Grécia antiga, quando era festejada a mãe dos deuses, Reia, na entrada da primavera. Houve outro registro no início do século XVII, na Inglaterra, quando as operárias recebiam folga para passar um dia com as mães, no quarto domingo da Quaresma. Oficialmente a celebração iniciou nos Estados Unidos, em 1865, quando amigas homenagearam a memória da mãe da ativista Ann Davis com uma festa, que se estendeu a todas as mães vidas ou mortas. No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o segundo domingo de maio e ,em 1947, a Igreja Católica incluiu em seu calendário oficial.

Enfermeiro - No último sábado, 12, foi comemorado o Dia Mundial do Enfermeiro. No Brasil, os padres e irmãos da Companhia de Jesus foram os primeiros a trabalhar em prol da comunidade, como os enfermeiros que conhecemos hoje, no período colonial. No século XX, a profissão firmou-se com a fundação da Cruz Vermelha e, em 1921, criou-se o curso oficial, ministrado por enfermeiras americanas. A moção de Edmilson destaca a figura nacional da enfermagem, Anna Nery, que, no século XIX, dedicou-se a cuidar dos feridos da Guerra do Paraguay, sendo chamada de “Mãe dos Brasileiros”. O nome dela foi dado à primeira Escola de Enfermagem do Brasil, fundada em 1923, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Assistente Social – Nesta terça-feira, 15, é comemorado o Dia do Assistente Social. A data é considerada como o nascimento oficial da profissão, pois foi neste dia, do ano de 1891, que o Papa Leão XIII apresentou ao mundo os fundamentos e diretrizes da doutrina social da Igreja. A moção rememora que o serviço social surgiu no Brasil em 1930, no início da industrialização e urbanização do país. A intenção dos poderes dominantes à época era controlar as insatisfações populares e frear o avanço do comunismo no país. O ensino de Serviço Social foi reconhecido em 1953 e a profissão foi regulamentada em 1957.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário