quinta-feira, 10 de maio de 2012

Enfermeiros do Pará buscam avanços



O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) manifestou solidariedade à luta do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Pará (Senpa), que reivindicam melhorias salariais e a redução da carga horária da categoria, das atuais 44 horas para 30 horas. O assunto é alvo de uma campanha nacional, que foi debatida em sessão especial da Assembléia Legislativa do Pará, nesta quinta-feira, 10, no auditório João Batista.

A presidente do Senpa, Antônia Trindade Valente, ressaltou que os enfermeiros estão doentes de estresse devido à baixa qualidade de vida imposta pelo intenso ritmo de trabalho. Ela lamentou a ausência de representantes do governo do Estado, na sessão, e ameaçou a realização de uma greve de fome dos enfermeiros, em frente à Alepa, como parte da luta nacional pela aprovação do projeto de lei que reduz a carga horária, em tramitação no Congresso.

Edmilson criticou a falta de políticas de saúde dos governos federal e estadual, que acarretam no aumento do fluxo de pacientes em Belém, sobrecarregando o atendimento do Sistema Único de Saúde na capital paraense. Ele lembrou que a primeira vítima da gripe H1N1, no Pará, foi uma enfermeira, que adoeceu no trabalho e depois contaminou os filhos. As crianças sobreviveram. Além dos riscos da profissão, o psolista apontou que os enfermeiros são indispensáveis à saúde, seja nos hospitais públicos ou privados, ou no Programa Saúde da Família. Ele foi intensamente aplaudido.

A sessão foi proposta pelo deputado João Salame (PPS), que elaborou um projeto de lei indicativo ao governo do Estado para que o Pará reduza a carga horária dos enfermeiros. Edmilson subscreveu o documento, que ainda será submetido à avaliação de outros deputados da Casa.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário