quarta-feira, 2 de maio de 2012

Edmilson garante apoio a candidatas do concurso da Guarda Municipal


O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) se comprometeu em apoiar a iniciativa das mulheres que apontam irregularidades no exame de aptidão física do concurso público para a Guarda Municipal de Belém. Ele conversou com mais de 20 candidatas que foram à Praça Dom Pedro II, em frente à Assembleia Legislativa do Pará, na manhã desta quarta-feira, 2. A Associação dos Concursados do Pará (Asconpa) havia acabado de denunciar o caso junto ao Ministério Público do Estado.

O presidente da Asconpa, José Emílio Almeida, detalha que o certame ofertou 272 vagas, sendo 254 para homens e 30 para mulheres. As provas de aptidão física aconteceram nos dias 29 e 30 de abril, porém, 12 dias antes, foram alteradas as regras do exame físico, constantes no edital do concurso, o que prejudicou o desempenho de quase todas as candidatas. Apenas oito das 54 mulheres selecionadas na prova objetiva, passaram pelo teste físico.

“O edital não informava o tempo que teríamos que ficar com o rosto acima da barra, dizia apenas ‘segundos’, mas a retificação nº 06/2012, publicada pouco tempo antes do exame físico, detalhou que seriam 12 segundos. Os responsáveis pelo exame atrapalharam o desempenho das candidatas, eles riam da gente, debochavam, fazendo pressão. Ficamos numa posição ruim, inclinada, para segurar na barra; botaram duas meninas ao mesmo tempo na barra, se uma tremia ou balançava, prejudicava a outra; e não deram o suporte nos pés que o edital previa”, reclamaram as candidatas Maxiane Melo e Daniele Teixeira, que afirmam terem sido reprovadas após ficar 11 segundos na barra.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário