quinta-feira, 17 de maio de 2012

Hoje é Dia Mundial de Combate à Homofobia

Hoje é Dia Mundial de Combate à Homofobia e também Dia Estadual. A homofobia é a expressão atribuída ao crime de discriminação do ser humano contra outro ser humano devido à orientação sexual. A homofobia pode levar à morte. Em 2009, foram assassinadas 198 pessoas no Brasil, entre gays, lésbicas, bissexuais, travestis ou transexuais, conforme levantamento do Grupo Gay da Bahia (GGB). No Pará, foram cinco vítimas, sendo três gays e dois travestis. 

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) reforça o apoio à aprovação do Projeto de Emenda Constitucional nº 122/06, que criminaliza a homofobia, tipificando os crimes de discriminação por gênero, sexo e orientação sexual e igualando-os aos crimes de racismo. A proposta já foi aprovada pela Câmara Federal, em 2006. A lei de criminalização da homofobia já é uma realidade no Chile.

Movimento LGBT de todo o país, se reúne em Brasília para tentar agilizar a tramitação da PEC 122. Ontem, aconteceu a Marcha Nacional Contra a Homofobia, em frente ao Palácio do Planalto. A atividade foi organizada pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, que reúne 257 organizações brasileiras, para reivindicar também campanhas institucionais de enfrentamento à homofobia e de promoção do respeito à diversidade sexual.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário