sexta-feira, 11 de maio de 2012

A "profecia" da construção da hidrelétrica de Belo Monte está se concretizando. Matéria publicada no Diário do Pará de hoje, aponta o aumento da violência em Altamira, município-pólo do empreendimento: 75% mais ocorrências policiais de crimes sexuais, 500% mais latrocínios, 45,5% mais prisões, 85,5% mais tráfico de drogas, 138% mais apreensão de armas, 119% mais apreensões de menores de 18 anos que praticaram atos infracionais. Os dados foram repassados pela Polícia Civil e foram divulgados pelo Movimento Xingu Vivo para Sempre. 


"As consequências nefastas de Belo Monte é uma tragédia anunciada, que o governo brasileiro  ignorou e continua ignorando por mera subserviência aos interesses do capital internacional. O Pará não precisa gerar mais energia. Temos a hidrelétrica de Tucuruí cercada de comunidades sem acesso a esse serviço público essencial. O Pará está cansado de ser o almoxarifado do Brasil", critica o deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL).


A partir de 13 de junho, se inicia em Altamira, o "Xingu + 23", um evento paralelo ao Rio + 20, que vai discutir no Rio de Janeiro avanços para a proteção do meio ambiente. No Xingu + 23, as comunidades tradicionais e os movimentos de resistência à usina de Belo Monte, fortalecerão a defesa dos rios, da floresta e dos povos do Xingu. A data lembra os 23 anos do episódio histórico em que a índia Tuíra esfregou o terçado no rosto do ex-presidente da Eletronorte, José Antônio Muniz Lopes, em protesto contra a primeira tentativa de barramento do rio Xingu, em 1989. Confira mais no http://www.xinguvivo.org.br/x23/

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário