quarta-feira, 23 de maio de 2012

Edmilson comemora aprovação a PEC do Trabalho Escravo


O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) apresentou moção à Câmara Federal expressando votos de congratulações pela aprovação, em segundo turno, do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) nº 438/2001, que prevê a expropriação de propriedades de terra em que for confirmada a prática do trabalho escravo, bem como a destinação dessas áreas à reforma agrária e ao uso social urbano. A moção foi protocolada por Edmilson na sessão ordinária da Assembléia Legislativa do Pará, na manhã desta quarta-feira, 23.

Mais de 3,1 mil propriedades foram fiscalizadas e 42 mil trabalhadores foram resgatados desde 1995, quando o Brasil criou o seu sistema de combate ao crime. No campo, a maior incidência de trabalho escravo está na criação de bovinos, na produção de carvão vegetal para siderurgia, de pinus, cana-de-açúcar, erva-mate, café, frutas, algodão, grãos, cebola, batata e na extração de minérios, de madeira nativa e de látex. Nas cidades, a incidência é maior em oficinas de costura, no comércio, hotéis, bordéis, serviços domésticos e na construção civil.
           
 “O povo brasileiro viveu ontem, 22 de maio, um dia de conquista social histórica. O Pará, infelizmente, ostenta o vergonhoso título de estado brasileiro campeão na ocorrência desse bárbaro crime, expressão de um modelo de desenvolvimento antidemocrático e violentador dos direitos humanos dos povos da Amazônia”, destacou Edmilson, em plenário.

A aprovação na Câmara se deu por 360 votos a favor, 29 contrários e 25 abstenções, totalizando 414 votos. Ao final, os deputados cantaram o Hino Nacional no plenário. Na votação em primeiro turno, ocorrida em 2004, foram 326 votos a favor, 10 contrários e oito abstenções. A matéria voltará ao Senado por conta da inclusão, pela Câmara, da previsão de expropriação de imóveis urbanos. 

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário