quarta-feira, 16 de maio de 2012

Em defesa de um trânsito humanizado para Belém



Sempre atento aos direitos humanos, o deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSol) participou nesta quarta-feira, 16, de uma audiência pública para discutir violência no trânsito. "O Brasil precisa repensar o modelo industrial que ele adotou ao longo de sua história e que está refletindo, hoje, num trânsito caótico, como o de Belém, com uma frota cada vez maior, inviabilizando a mobilidade e a qualidade de vida das pessoas", destacou o deputado, acrescentando que é preciso lutar para melhorar o trânsito da cidade, fazendo o uso de soluções técnicas adequadas como o uso de trens e outras soluções. A audiência foi realizada a pedido do deputado estadual Edilson Moura (PT) e reuniu representantes do sistema de Segurança Pública do Estado e da sociedade civil.


Edmilson destacou que o modelo industrial adotado no país relaciona a compra de um carro à melhoria de vida, a status. "Isso tudo somado aos incentivos fiscais dados pelo governo contribuem para a situação que temos hoje", avaliou o deputado psolista, acrescentando que é preciso romper com esse modelo industrial e implementar políticas públicas que pensem nos ciclistas e pedestres e que também dê atenção ao transporte público, que está em péssimas condições em Belém. Em todos os pronunciamentos feitos pelas autoridades de segurança pública, especialistas e sociedade civil foi destacada a má qualidade do transporte público, sobretudo na capital paraense.

Representantes da sociedade ciiviil, como Iranildes Russo, coordenadora do Movida, destacaram também o sofrimento dos familiares de vítimas no trânsito. Ela pediu que as leis sejam mais rígidas para punir os condutores que ingerem bebida alcoólica e matam pessoas no trânsito. "Precisamos punir de forma mais severa quem faz vítimas no trânsito porque do jeito que está hoje, esses fatos são vistos como 'fatalidades' e não como crimes", criticou Iranildes, que também apresentou aos presentes na audiência um vídeo com depoimentos de familiares de vítimas no trânsito.

Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário