quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Direitos Sociais - Edmilson cobra repúdio da ALEPA à ação da Vale

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) apresentou nesta quarta-feira, 9, na Assembleia Legislativa do Pará, um requerimento com votos de repúdio para a mineradora Vale. Denúncias da Associação dos Trabalhadores Vitimados por Doença do Trabalho do Sudeste do Pará (ATVDT) dão conta de que a empresa estaria ameaçando retirar benefícios dos funcionários que estão em tratamento de saúde ou incapacitados para o trabalho por motivo de acidentes ou doença contraída no local trabalho. Entre os benefícios ameaçados, estão a moradia, a gratuidade hospitalar e o tratamento fora do domicílio.
No requerimento, Edmilson também quer que a Vale forneça à Alepa uma relação dos funcionários da mineradora que estejam doentes, especialmente os impossibilitados parcial ou permanentemente de trabalhar na área do Complexo Minerário de Carajás.
Em pronunciamento na tribuna, Edmilson defendeu o bem-estar dos funcionários e condenou a postura da empresa. “A afronta à dignidade humana desses trabalhadores doentes e de seus familiares é flagrante. É um verdadeiro atentado à ordem constitucional brasileira e ataca, principalmente, os princípios que constituem a base do ordenamento jurídico brasileiro ao tentar apenar essas pessoas em seu direito sagrado de viver com dignidade”, criticou. O requerimento ainda será votado pelos demais deputados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário