segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Pensamento Crítico - João Capiberibe - O cavalo que saiu do poço

João Capiberipe, senador eleito pelo PSB-AP



Encontrei Claudio, em sua granja, nas margens da BR-210, também conhecida como Perimetral Norte, a poucos quilômetros da pequena cidade de Pedra Branca do Amapari.
Aliás, essa estrada, planejada e iniciada nos tempos do Brasil do ame-o ou deixe-o, abriria uma fenda de 5 mil quilômetros no coração da Amazônia caso fosse concluída.
Iniciada em 1973, com uma grande concentração de homens e máquinas em gigantescos canteiros instalados em três pontos diferentes, separados entre si por milhares de quilômetros de floresta, um no Amapá, outro em Roraima e o terceiro no Acre, era uma loucura que não foi longe.
Mas, o tamanho do estrago não foi pequeno, que o digam os povos indígenas viventes nas áreas por onde a insanidade começou.
Anos depois, conheci as duas pontas da estrada que felizmente não se uniram, a do Acre, onde passei uma temporada, e a do Amapá, onde vivo.
Causa-me arrepios, só de pensar nas consequências ambientais caso esse projeto tivesse se consumado. Se a Amazônia perdeu 17% de sua cobertura florestal sem essa estrada, com ela conclusa, essa cifra no mínimo dobraria.
Na minha volta do exílio, no início dos anos 80, acompanhei de perto o drama dos Waiãpi, na verdade do que restou deles, depois da invasão de seu território pelas máquinas vorazes e pelas doenças trazidas pelos homens da Mendes Jr, empresa contratada para executar o trecho onde eles viviam isolados do mundo selvagem dos brancos.

Para seguir lendo, clique aqui.

Comentário do Blog

Veja, a seguir, a mensagem enviada pelo deputado Edmilson Rodrigues ao senador eleito João Capiberibe, cuja diplomação no TRE-AP deverá ocorrer nesta segunda (14):


Capi, camarada,


Essa nossa democracia ainda tem muito a aperfeiçoar-se. Se os avanços são inegáveis quando compara-se o período atual com os "anos de chumbo", é inegável que as velhas oligarquias, como os Sarney, continuam a instrumentalizar o estado brasileiro em favor de seus interesses 100% escusos. É contraditório que uma lei da "ficha limpa" tenha conseguido passar às vítimas da manipulação midiática feita pelos "democratas" de hoje e sustentáculos dos anos de chumbo que tu e o Jader Barbalho, por exemplo, pudessem ser punidos por motivos idênticos, quando até os mortos da ditadura sabem que a tua cassassão do Senado foi um claro exemplo de como aquela casa congressual ainda é dominada pelas minorias que tem destruído a soberania de nosso país através da destruição/alienação de nossa biodiversidade, de nossa riqueza étinica e cultural e da perpetração da corrupção, inclusive a eleitoral.
Tua posse é uma vitória da democracia. É uma afirmação da soberania popular contras as velhas e sanguinárias raposas da política brasileira que, infelizmente, ainda comandam muitas das estruturas dos poderes da república, tornando-os apodrecidos, mesmo que não irreversivelmente.
As referências à Perimetral Norte e aos Waiãpi ratificam a minha certeza de que teu mandato no senado será mais um intrumento de resistência e de superação da sanha destrutiva da Amazônia e da soberania nacional.

Parabéns!


Edmilson Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário