sábado, 12 de novembro de 2011

Copa sob suspeita - PSOL critica isenções fiscais e imposições da Fifa

O deputado federal Ivan Valente participou na manhã desta terça-feira (08/11) da audiência pública da Comissão Especial responsável pela análise do projeto da Lei Geral da Copa. Os convidados eram Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, e Jerôme Valcke, secretário-geral da FIFA, que ouviram as considerações dos deputados sobre a lei de meia-entrada, a venda de bebidas alcoólicas nos estádios e o comércio de ambulantes durante a Copa do Mundo.

Em sua intervenção, no entanto, o deputado Ivan Valente foi além desses pontos e questionou outros problemas importantes em torno da realização da Copa de 2014 no Brasil: o ataque à soberania nacional presente na Lei Geral da Copa, as isenções fiscais que tem sido aprovadas pelos governos, as brechas criadas na Lei de Licitações e a legitimidade do presidente da CBF para fazer a gestão de todo este processo.

“A impressão que temos com as entrevistas dadas e com as imposições que vem sendo feitas é que a FIFA está fazendo um grande favor para o Brasil ao organizar os jogos aqui. Para mim é o contrário. O Brasil tem representatividade, legitimidade e história para organizar a Copa. O Brasil não pode e não deve receber a Copa senão para organizá-la segundo as suas leis e as suas prioridades nacionais”, disse Valente logo no início de sua exposição.

O deputado questionou os números apresentados pelo presidente da CBF em torno dos benefícios trazidos pela Copa. Para Ivan Valente, eles não têm consistência e contrastam significativamente com as isenções fiscais a que a FIFA terá direito. Já as mudanças na Lei de Licitações podem abrir brecha para exatamente o contrário: o desvio de recursos públicos via corrupção. Ivan Valente criticou também o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que, mesmo investigado no Brasil e no exterior, é o responsável pela Copa no Brasil. “Com as acusações que existem contra ele, Teixeira não poderia comandar um espetáculo aqui dentro”, afirmou.

Para ler mais, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário