terça-feira, 22 de novembro de 2011

Humanos Direitos - Edmilson cobra providências sobre chacina de adolescentes em Belém

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) cobrou o comparecimento do secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha, à Assembleia Legislativa do Pará, para explicar as providências tomadas para investigar, punir os culpados e prevenir novas execuções de adolescentes em Belém. Em pronunciamento no plenário da Alepa, na manhã desta terça-feira, 22, Edmilson afirmou que a população está aterrorizada com a chacina de seis adolescentes ocorrida em Icoaraci, no último final de semana, bem como com um carro preto que anda executando adolescentes e jovens no bairro do Guamá, sem que a Segurança Pública apure os responsáveis ou a motivação dos crimes.

"As primeiras informações dão conta de que as armas utilizadas no massacre de Icoaraci são de uso privativo da Polícia Civil ou da Polícia Militar, não se podendo descartar a ação de grupos de extermínio formado por policiais ou ex-policiais", alertou o deputado. Ele também lembrou que, em 2008, 21 pessoas, entre policiais e ex-policiais, foram presos na operação Navalha na Carne, acusados executar jovens naquele distrito. "É possível que aqueles assassinos tenham sido substituídos na engrenagem criminosa que opera milícias a serviço de interesses comerciais e do próprio tráfico de drogas", suspeita.
Em requerimento protocolado na Casa de Leis, também nesta terça-feira, Edmilson propõe a criação de uma Comissão Externa de deputados a fim de acompanhar a apuração dos casos. Ainda, ele denuncia as execuções de Icoaraci e do Guamá para a Anistia Internacional, Unicef, Ministério da Justiça, Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, ao governador Simão Jatene, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Sociedade de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) e Centro de Defesa da Criança e do Adolescentes (Cedeca-Emaús).

Nenhum comentário:

Postar um comentário