terça-feira, 4 de outubro de 2011

Liberdade de Expressão - Edmilson repudia TCE por exonerar jornalista

O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL) apresentou, na Assembleia Legislativa do Pará, na sessão desta terça-feira, 4, um requerimento de repúdio à postura do vereador Gervásio Morgado (PR) que pressionou o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para exonerar a jornalista Franssinete Florenzano em retaliação ao blog mantido por ela. A informação é do Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA).
Franssinete foi exonerada na segunda-feira, 3. Ela é servidora efetiva da Alepa e estava cedida ao TCE, estando lotada lotada no gabinete do conselheiro Luiz Cunha. A jornalista denunciou publicamente que o vereador exigiu a demissão dela ao TCE, por não concordar com as notícias publicadas no blog. Ela também afirmou que foi chamada por Luiz Cunha para escolher se queria manter o blog ou mudar de emprego. A servidora, que optou pelo blog, já voltou para a Alepa.
Edmilson obteve conhecimento do caso a partir de expediente do Sinjor que foi enviado ao TCE. O psolista criticou duramente Luiz Cunha. “Por atitudes como essa, parece que voltamos ao período mais repressivo que este país já passou: a ditadura, o período do ‘toma lá, dá cá', em que o jornalista que contrariar interesses políticos, com seus informes até no mais simples dos milhares de blogs existentes, terá sua cabeça a prêmio? A lei agora é a da perseguição?”, questionou. No requerimento, o deputado também pediu que a Assembleia se manifeste “contra toda forma de se tentar coibir, censurar ou impedir a livre manifestação do pensamento no exercício legal da profissão de jornalista.”

Um comentário:

  1. Quero agradecer-publicamente, deputado - pois já o fiz no mesmo dia pessoalmente - por seu gesto. Não se trata do cargo do qual fui exonerada, ele é de confiança, mas da terrível coação moral de que fui vítima. E do desrespeito à Constituição e à Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão.
    Parabéns por ser atuante, correto e justo. E por amparar quem é perseguido. Siga firme e forte por essa trilha.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir