terça-feira, 4 de outubro de 2011

Humanos Direitos - Moção pede providências para trabalhadores da Pagrisa

O descaso com a dignidade humana envolvendo cerca de 200 trabalhadores da usina de álcool Pagrisa, localizada no município de Ulianópolis, Norsdeste do Pará, chamou a atenção do deputado Edmilson Rodrigues (PSOL). No último sábado, 1º, os operários deram entrada nos hospitais da região com suspeitas de infecção intestinal provocada pela alimentação fornecida pela empresa. Edmilson apresentou moção na Assembleia Legislativa do Estado, na manhã desta terça-feira, 4, solicitando que as autoridades competentes sejam acionadas para garantir o cumprimento dos direitos dos trabalhadores da usina.
Em junho de 2007, a Pagrisa já havia sido autuada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que resgatou 1.064 trabalhadores mantidos em condições semelhantes à escravidão. O Ministério Público Federal (MPF) também concluiu que as condições a que os trabalhadores eram submetidos, como a moradia e tratamento, eram degradantes. “E agora, como ficam os trabalhadores da Pagrisa, mas uma vez atingidos em sua dignidade, em mais uma afronta a toda a sociedade paraense e brasileira?” indagou Edmilson.
A moção será encaminhada ao Governo do Estado do Pará, à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), ao Ministério Público do Estado (MPE), ao MPF, ao Ministério Público do Trabalho e à Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB/PA).

Um comentário:

  1. E pq depois desse absurdo em 2007 a Pagrisa continuou suas atividades normalmente?

    ResponderExcluir