sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Em cima da hora - Omissão de socorro resulta em morte de grávida


Do Diário On Line



A falta de atendimento a uma grávida de sete meses resultou na morte da mãe e do bebê. Vanessa Xavier da Cruz passou mal no final da noite de ontem e durante a madrugada desta sexta-feira (14) não conseguiu socorro no Pronto Socorro Municipal do Guamá.
De acordo com o marido de Vanessa, que não quis se identificar, eles tentaram chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não conseguiram. Por isso, a grávida foi levada em uma viatura da Polícia Militar para o PSM, onde foi barrada na porta, por uma agente de portaria identificada como Rosa Souza.
Como não conseguiu atendimento no PSM do Guamá, Vanessa seguiu na viatura policial em direção à Santa Casa de Misericórdia, no entanto, quando chegou ao hospital já era tarde. O médico de plantão chegou a realizar os procedimentos de reanimação, mas mãe e bebê já estavam mortos.
O soldado Bernardo, da Polícia Militar, acompanhou o sofrimento da jovem grávida. Segundo ele, o médico da Santa Casa acredita que Vanessa morreu por negligência e demora no atendimento.
O caso foi levado para a Seccional de São Brás, que vai apurar as causas da morte da grávida. Os PMs que acompanharam Vanessa e os funcionários do pronto socorro foram prestar esclarecimentos.
O marido da vítima disse que vai procurar a justiça para tentar responsabilizar o PSM do Guamá pela morte da esposa e do bebê.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) disse ao DOL que já solicitou informações detalhadas do ocorrido para o PSM do Guamá e para o SAMU. Com as informações, a Sesma vai enviar nota esclarecendo o caso.

(DOL, com informações da RBATV)

Atualizada às 11h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário