domingo, 2 de outubro de 2011

Em cima da hora - Polícia de NY reprime manifestação contra o sistema financeiro


Manifestantes algemados após invasão da Ponte do Brooklyn neste sábado (1º) (Foto: Reuters)




Do portal G1


Mais de 700 manifestantes foram detidos no sábado em Nova York e Boston em protestos contra o sistema financeiro dos EUA, segundo balanços divulgados neste domingo (2).

Em Nova York, 700 pessoas foram detidas depois que bloquearam durante duas horas a Ponte do Brooklyn, no sul de Manhattan, em meio aos protestos iniciados há duas semanas contra o sistema financeiro e as práticas de Wall Street.

Algumas pessoas já foram liberadas, mas os ativistas mais radicais podem ser indiciados, informou a polícia.

Os manifestantes, que desde 7 de setembro tentam "ocupar" Wall Street em protesto contra a corrupção, a cobiça e os cortes no orçamento do governo federal, cortaram uma via da tradicional Ponte do Brooklyn, perto da Bolsa de Nova York.

A mobilização começou à na Liberty Plaza, perto de Wall Street e onde os manifestantes estão reunidos há 15 dias.

A convocação para "ocupar Wall Street" foi feita pelo movimento anarquista Adbusters e por vários grupos de esquerda pela internet.

Em Boston, 24 pessoas foram detidas durante um protesto pacífico diante de um prédio do Bank of America.

Nove homens e 15 mulheres foram formalmente acusados de invasão.





Nota da redação:



Esta é a "democracia do capital": prisão em massa, intolerância política, cerceamento da liberdade de expressão.

Ainda assim os senhores de Washington se arvoram o papel de "polícia do mundo" e de defensores de supostos "valores democráticos". Nada mais distante da realidade.

O importante é que, no coração do império, o povo começou a caminhar. Nas faces dessa multidão de jovens rebeldes a firme determinação de prosseguir fustigando o sistema que consagra apenas o "direito de explorar e de acumular fortunas" para uma minoria próspera e truculenta.


Não custa acompanhar com a máxima atenção os ventos radicais que começam a varrer a aparentemente imóvel terra do Tio Sam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário