quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Direitos Sociais - Edmilson dá apoio à paralisação dos portuários

Portuários cruzam os braços em todo o país: o PSOL está ao lado dos trabalhadores

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) manifestou solidariedade aos trabalhadores dos portos administrados pela União, que paralisaram as atividades por 24 horas, nesta quarta-feira, 8. A manifestação nacional reivindica a celebração do acordo coletivo de trabalho de 2011, com aumento real de salário e a imediata solução para a crise de financiamento do Fundo de Pensão da categoria, o Portus, sob intervenção federal há meses.

Edmilson compareceu ao ato realizado pelos portuários na Companhia Docas do Pará, de manhã cedo. Segundo os Sindicatos dos Portuários (Sindiporto) e dos Guardas Portuários (Sindguapor), quase 500 operários do CDP aderiram à paralisação. Os manifestantes asseguraram que a movimentação de cargas permaneceria suspensa durante todo o dia nos portos de Belém, Vila do Conde, Miramar, Santarém, Altamira, Óbidos e Itaituba. No Brasil, a intenção foi paralisar as atividades em mais de 30 portos, incluindo as sete companhias Docas espalhadas pelo país.

O reajuste salarial de 9,4% negociado com a diretoria da CDP, no ano passado, foi vetado pelo Ministério do Planejamento. Os portuários ameaçam deflagrar um movimento paredista por tempo indeterminado a partir do próximo dia 23, caso o impasse não seja solucionado.

Logo após comparecer à concentração dos manifestantes, Edmilson anunciou solidariedade à paralisação em pronunciamento na tribuna da Alepa e também protocolou moção em apoio ao movimento. A moção será levada ao conhecimento da ministra de Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior; ao ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, José Leônidas Cristino; ao diretor-presidente da CDP, Olívio Antonio Palheta Gomes; e aos sindicatos da categoria.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Um comentário:

  1. Deputado,
    V.Exa, precisa repudiar urgentemente a nomeação de um Delegado da Policia, para ser Diretor de Policia metropolitan, uma vez que esse Delegado Roberto Teixeira de Almeida, é Reu em Processo na Justiça, por pratica de Crimes de Roubo e TORTURA. Um absurdo. O Blog da Perreca da Vizinha, tem todos os detalhes.

    João mares

    ResponderExcluir