quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Edmilson pede a federalização da Rede Celpa

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL), preocupado em prevenir um “apagão” no Pará, diante do pedido de recuperação judicial feito pela Rede Celpa, apresentou requerimento ao Ministério de Minas e Energia para que a concessionária de distribuição de energia elétrica seja imediatamente federalizada. Notícias de jornais dão conta de que a dívida de curto prazo da empresa é de R$ 1,4 bilhão. O requerimento foi protocolado na Assembleia Legislativa do Estado, nesta quarta-feira, 29.

Em pronunciamento na tribuna, Edmilson lembrou a “nebulosa” privatização da Celpa, por R$ 450 milhões, em sete de julho de 1998, pelo então governador Almir Gabriel, à época filiado ao PSDB. “A gestão ruinosa da iniciativa privada, que ao longo de anos, transferiu o lucro da atividade no Pará para cobrir rombos de outras empresas do mesmo grupo empresarial, está colocando o paraense diante de um gravíssimo e iminente risco de apagão no setor elétrico”.

Edmilson lembrou que a Rede Celpa é considerada uma das distribuidoras de energia com pior desempenho do país, penalizando frequentemente a população. “Foi uma tragédia anunciada. Há anos é divulgado o processo de sucateamento da empresa, sem que os órgãos reguladores tomassem providências que a própria legislação estabelece. Em nome do lucro privado, está se comprometendo um serviço essencial”.

O psolista defendeu que a distribuição de energia deve voltar ao controle estatal: “Não é concebível que a União, através da Eletrobrás, venha ao socorro do Grupo Rede para capitalizar a empresa, da qual detém 34% das ações, mas sob o compromisso de preservar o controle majoritário em mão de investidores privados”, disse. “É urgente, necessária e indispensável a imediata federalização da Celpa e sua reconstrução como empresa pública, submetida ao controle social, assegurando mecanismos de transparência e fiscalização por parte da sociedade paraense”.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário