quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Deputados atualizam pensões de sobreviventes do Massacre de Eldorado

Os deputados aprovaram o Projeto de Lei n 213/2011, de autoria do Poder Executivo, que atualiza os valores das pensões pagas aos sobreviventes e aos dependentes dos 19 trabalhadores sem-terra que foram mortos no Massacre de Eldorado do Carajás. Em 17 de abril de 1996, duas tropas de policiais militares assassinaram agricultores que interditavam a curva do S, da PA-150, em protesto pela desapropriação de uma área grilada

O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL) defendeu a aprovação do projeto e atribuiu a responsabilidade ao então governador Almir Gabriel, que determinou a desobstrução da estrada “a qualquer custo”, e ao ex-secretário de Segurança Pública, Paulo Sette Câmara, que transmitiu a ordem aos coronéis que comandavam as tropas que realizaram o massacre. “Hoje, mais de 60 pessoas sobrevivem com os projéteis alojados no corpo, inclusive ,a cabeça, além de outras sequelas físicas e emocionais”, destacou.

O psolista criticou que a justiça ficou prejudicada em relação ao massacre. “Os executores não puderam ser apenados porque não foi cumprido o protocolo que possibilita identificar que militares estavam com as armas que efetuaram os disparos fatais”. Edmilson defendeu a luta pela reforma agrária como essencial para democracia, a saúde e a felicidade do povo brasileiro. Ele também lembrou outros defensores da causa que tombaram nessa luta, como o ex-deputado Paulo Fonteles.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário