sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

História Viva - Edmilson homenageia 90 anos do PC do B

João Amazonas, Neuton Miranda e Edmilson Rodrigues em solenidade da Prefeitura de Belém (Foto: Reprodução)


No próximo dia 25 de março, o Partido Comunista do Brasil (PC do B), completará 90 anos de fundação. O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa do Pará para que seja realizada uma sessão especial na Casa em homenagem à história da mais antiga legenda partidária em atividade no país.

“A história do Brasil deve muito ao PC do B. Como traçar o perfil da resistência ao regime militar sem fazer referência à luta dos comunistas que tombaram na resistência guerrilheira no Araguaia? O PC do B se transformou numa corrente de pensamento e numa força política essencial para a luta pela consolidação dos valores democráticos e da mais ampla participação popular em nosso país”, destacou Edmilson, em pronunciamento na tribuna da Alepa, na sessão ordinária da última terça-feira, 7.

Fundado em 25 de março de 1922, na cidade de Niterói, por um grupo de operários, entre eles, Astrogildo Pereira, o PC do B manteve acesa a luta por uma sociedade livre de todas as formas de opressão e exploração, especialmente no período da ditadura militar que afligiu o país. No Pará, a história do partido teve como um dos principais incentivadores, João Amazonas de Souza Pedroso, na década de 30.

O primeiro deputado comunista que tomou assento na Alepa foi o operário Henrique Santiago Marinho,que defendeu as classes trabalhadoras até a cassação e sofreu perseguição política no final dos anos 40. Outros deputados da legenda que fizeram história, foi o advogado e defensor dos direitos humanos e da reforma agrária, Paulo Fonteles de Lima, que foi assassinado por latifundiários, há 25 anos; e Neuton Miranda Sobrinho, importante liderança falecida há dois anos. A data da sessão será marcada após a aprovação do requerimento em plenário.


Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário