quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Direito à Moradia - Edmilson volta a cobrar a retomada das obras do PAC em Belém

A retomada imediata das obras de saneamento, habitação e urbanização do Programa de Aceleração (PAC) em 12 áreas de Belém, voltou a ser reivindicada pelo deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL), nesta quarta-feira, 8, no plenário da Assembleia Legislativa do Pará. A paralisação já dura um ano e meio, apesar dos recursos federais estarem disponíveis. Edmilson apresentou moção para reiterar que o governo estadual assuma a responsabilidade como executor das obras do PAC na região metropolitana. A maior parte das obras está sob a responsabilidade da Companhia de Habitação do Estado (Cohab).

“Algumas casas foram desapropriadas para a realização das obras, mas o auxílio-moradia é pago com atraso a essas famílias, os locatários chegam a desalojar por falta de pagamento e já há dificuldades dessas famílias em alugar imóveis”, apontou Edmilson. As obras são voltadas para a melhoria de vida de famílias que já vivem na miséria. Ele destacou que os canteiros de obras estão abandonados e que, em alguns desses pontos, o serviço não foi iniciado, o que traz o sentimento de incredulidade e desespero aos moradores dessas áreas.

O problema foi debatido numa sessão especial na Alepa, realizada a pedido dele, e, sob a intermediação do psolista, o governo anunciou calendários de retomada das obras por duas vezes, mas esses compromissos não foram cumpridos, o que ensejou manifestações. A moção, que também visa garantir o controle social no acompanhamento das obras, terá cópias remetidas à Cohab; ao secretário especial de Infraestrutura, Sérgio Leão; ao Fórum de Entidades e Moradores de Áreas de Projetos do PAC em Belém (Fema-PAC), ao Movimento de Luta Popular (MLP) e ao Movimento Nacional de Luta pela Moradia.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário