domingo, 2 de outubro de 2011

Viramundo - Manifestantes acampam e protestam em Wall Street


Da Folha de São Paulo

VERENA FORNETTI
DE NOVA YORK

"Nós não vamos sair daqui", enfatiza o professor de ciência Justin Wedes, 25, um dos organizadores do movimento Ocupe Wall Street, que desde o dia 17 reúne manifestantes para acampar no parque Zuccotti, próximo a Wall Street, em Nova York.
A Folha visitou o parque duas vezes na semana passada. Os manifestantes haviam formado comitês para negociar a permanência com moradores da região, atrair mais ocupantes e disponibilizar comida, água e roupas limpas aos que aderiram.
Dois dias depois, o número de acampados tinha aumentado, assim como o policiamento e a atenção da mídia. Segundo uma das organizadoras, cerca de 300 pessoas passaram aquela noite ali e, em uma semana, foram arrecadados US$ 3.000.
O estudante Peter, 24, que estava no parque, mas não quis revelar o sobrenome, disse não concordar com a influência das empresas no governo dos EUA, mas afirmou não simpatizar com o protesto.
"Isto aqui é para meninos ricos. Estudo, trabalho e não moro em Manhattan. Não tenho tempo para ficar aqui."
Apesar de predominantemente jovem, a ocupação em Wall Street começou a atrair trabalhadores mais velhos.
Era o caso do Granny Peace Brigade [em tradução livre, brigada da paz das vovós]. "Eles finalmente estão pensando como eu politicamente, mas têm uma abordagem diferente. Nunca pensei em fazer um protesto contra Wall Street", disse a aposentada Lillian Hifflander, de 92 anos.
Protestos também interromperam o trânsito na ponte do Brooklyn, ontem. Cerca de 400 manifestantes foram presos, segundo a polícia.

Para saber mais sobre o movimento "Ocupando Wall Street" clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário