quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A situação do Banco do Estado do Pará é preocupante


Edmilson pede SESSÃO ESPECIAL para debater os rumos do BANPARÁ.

A situação do Banco do Estado do Pará é preocupante. Esta instituição bancária de caráter público precisa de apoio da sociedade civil de nosso Estado para poder oferecer aos cidadãos as garantias institucionais necessárias de apoio ao pequeno e médio empreendedor, assim como, garantir ao servidor público do Estado do Pará sempre os melhores serviços.

O BANPARÁ é patrimônio do povo paraense. Os incentivos proporcionados pelo banco no fomento do crédito, ao microcrédito, do crédito solidário são ações estabelecidas por essa instituição que correspondem aos anseios do usuário e incentivam a produção nos diversos âmbitos da cadeia produtiva paraense. Mas isso não é o suficiente. É preciso mais. É preciso, senhores deputados, valorizar de forma efetiva o funcionalismo, realizar investimentos nas áreas tecnológicas e promover novos programas de incentivo ao pequeno, médio e grande produtor. É necessário se estabelecer uma política pública para garantir a todos, resultados efetivos e de desenvolvimento de nosso Estado.

Sabe-se, como noticiado pela imprensa, que o Governador do Pará fez comentários quanto à atuação do BANPARÁ, dizendo-se disposto a “repensar” as ações do banco. Logo depois, começou a ser insinuado também na imprensa que o BANPARÁ teria como destino ser transformado em “Banco de carbono”, numa alusão ao polêmico mercado de créditos de carbono conforme propagandeado por diversas instituições nacionais e internacionais.

Tais declarações são particularmente preocupantes quando se tem em conta que há anos ronda o BANPARÁ a grave ameaça de privatização ou incorporação por outra instituição pública ou privada.

Ora, senhores deputados, o fortalecimento do BANPARÁ, enquanto banco público estadual é o fortalecimento do próprio povo paraense. É o fortalecimento de uma das mais importantes instituições capazes de contribuir com um projeto de desenvolvimento efetivamente soberano, democrático e popular em nosso Estado.
Portanto, REQUEIRO, nos termos regimentais, a convocação de SESSÃO ESPECIAL nesta Casa, para discutirmos democraticamente os rumos do BANPARÁ.

Com este objetivo, solicito que sejam convidadas para esta Sessão as seguintes autoridades e instituições: GOVERNO DO ESTADO, BANPARÁ, Associação dos Funcionários do Banco do Estado do Pará (AFBEPA), Sindicato dos Bancários, Federação da Indústria do Estado do Pará (FIEPA), Associação Comercial do Pará (ACP), Federação dos Municípios do Estado do Pará (FAMEP), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Pará (FETAGRI) e as Centrais Sindicais organizadas no Pará.

Palácio Cabanagem, 15 de fevereiro de 2011.

EDMILSON RODRIGUES
DEPUTADO ESTADUAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário