terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Edmilson protesta contra xenofobia

O deputado Edmilson Rodrigues se manifestou, logo no início dos trabalhos desta terça-feira, 22, contra a manifestação do prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, ao agredir verbalmente uma senhora, identificada como Laudenice Paiva, por ser paraense. O fato foi noticiado por toda a imprensa nacional e causou revolta ao parlamentar, que protocolou um requerimento, pedindo votos de protesto contra a manifestação “xenofóbica” do prefeito da capital do Amazônas.

O discurso do deputado Edmilson Rodrigues em favor do respeito aos estados, ao povo brasileiro e suas mais diversas culturas e regiões ganhou força. Os deputados Júnior Ferrari (PTB) e Carlos Bordalo (PT) apoiaram o requerimento, que deverá ser colocado na pauta e encaminhado para votação em sessão que ainda será marcada.

Edmilson se referiu em seu discurso a uma visita feita por Amazonino Mendes, na última segunda-feira, 21, em uma área de periferia de Manaus, onde ocorreu um desmoronamento que resultou na morte de três pessoas. Na ocasião, em diálogo com a senhora Laudenice Paiva, que falou a ele não ter condição de uma moradia digna e que por isso estava morando no local, ele disse: “minha filha, então morra, morra”. A moradora, então, respondeu que todos iriam morrer. Em seguida, o prefeito perguntou de onde ela era. Ao responder que era do Pará, Amazonino disse: “Então, pronto. Ta explicado”.

O parlamentar falou de forma emocionada sobre a forma preconceituosa com que o prefeito de Manaus se reportou a uma pessoa humilde, do povo, e pediu o apoio de todos os parlamentares. “Se o poder público não é capaz de resolver todos os problemas do povo, que acaba morando em locais de risco e se submetendo a outras formas de vida sem dignidade, então, que pelo menos respeitem o povo”, concluiu Edmilson. No requerimento, Edmilson pede também que após ser votado e aprovado pelos deputados, o requerimento de repúdio seja encaminhado para conhecimento da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, à Câmara Municipal de Manaus e ao senhor Omar Aziz, governador do Estado do Amazonas e também para a OAB/AM.

2 comentários:

  1. Deputado Edmilson, eu quero compartilhar da sua indignação contra o prefeito de Manaus,o Sr.Amazonino Mendes.

    Eu assistir e ouvi ao vídeo-YouTube, a forma como o poder público trata o povo pobre na cidade Manaus!com xenofobia e segregação, espero que a sua manifestação na ALEPA seja um cala-boca nas atitudes e ações preconceituosas que ainda vagam nos poderes constituídos com os votos de "todos".

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, comandante Edmilson, eu como amapaense acolhido nesta terra, sei bem a forma que fui acolhido, com ternura, respeito, afeto. Sei bem como este respeito e este afeto são fundamentais. Quantos líderes desse estado, como o ex- senador José Nery, foram acolhidos quando aqui chegaram vindos de suas terras e não só fincaram raízes como fizemos deste estado sua terra de verdade, o estado que ajudam a desenvolver, defendem e representam.

    Eu também me indgno com a forma com que este senhor prefeito de Manaus nos tratou, porque a violência com que ele tratou a paraense residente naquela cidade reflete uma violência a todos nós, PARAENSES de nascimento e de coração, paraenses de fato!

    Parabéns por nos representar tão bem na ALEPA.

    ResponderExcluir