quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Saúde Pública em crise - PSOL cobra explicações sobre dispensa de médicos na Santa Casa

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) cobrou explicações do governo do Estado sobre o afastamento dos médicos plantonistas da sala de parto da Santa Casa de Misericórdia, conforme o requerimento protocolado por ele na sessão da última terça-feira, 6, na Assembleia Legislativa do Pará. A Santa Casa é a maior maternidade do Norte do país e atende a uma grande demanda de parturientes oriundas de todo o Estado. A ausência de funcionários para suprir a escala de serviço leva à paralisação do atendimento na sala de parto.

Segundo o deputado, dez médicos plantonistas que cobriam as escalas de serviço do setor de partos foram dispensados no último dia 1º de dezembro. Os profissionais não recebiam a remuneração pelos plantões desde o mês de agosto, mas estavam prestando serviõ até o último final de semana “unicamente por amor à profissão e por respeito às crianças que nasciam em situação de risco”, conforme reproduziu o psolista.

Edmilson alertou que o problema poderá levar o sistema de saúde do Pará a um novo escândalo de abandono e morte de pacientes. “Não é possível que estejamos prevendo mais uma desgraça que vai enlamear a imagem do nosso estado perante a mídia nacional”, destacou. O deputado exigiu uma solução rápida para preservar vidas. “Nossa preocupação com essa situação administrativa e de gestão se dá única e exclusivamente no sentido de preservar a vida dessas crianças nos primeiros momentos de suas vidas, especialmente nos partos de risco, em que a falta de cuidado especializado pode causar uma eventual seqüela para o resto da vida do nascituro ou da parturiente”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário