quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Plebiscito - Edmilson participa de debate na Rádio O Liberal CBN

Edmilson representou a Frente Contra Tapajós no debate O LIberal CBN

"Com o Pará dividido, o povo vai dividir miséria". Foi assim que o deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) defendeu a manutenção da integridade do território do Pará durante o debate sobre a divisão do estado, promovido na manhã desta quarta-feira, 7, pela Rádio Liberal CBN. Edmilson é vice-presidente da Frente Contra a Criação do Estado do Tapajós. Ele debateu com o deputado federal Lira Maia (DEM), da Frente Pró-Tapajós. O radialista Cleiton César mediou o debate, que aconteceu no auditório da TV Liberal, sendo transmitido ao vivo para 44 municípios paraenses e também pelo Portal ORM e pelo canal 28 da ORM Cabo.

Durante o debate, Edmilson voltou a reafirmar que não há garantias de que o Fundo de Participação dos Estados (FPE) será ampliado com a criação dos estados do Tapajós e do Carajás, conforme afirmam as lideranças emancipacionistas. "Os três estados nascerão com déficit de R$ 3 bilhões, conforme apontam todos os institutos sérios de pesquisa, como o Idesp (Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará) e o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) . Não se pode fazer um debate sério com base em mentiras", defendeu.

O líder do PSOL lembrou que a presidente da República, Dilma Rousseff, fez um corte de R$ 60 bilhões no orçamento deste ano e que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que, em 2012, o Congresso formule uma nova lei que vai mudar as regras do FPE. "O Senhor (Lira Maia), como deputado federal, deveria saber disso. Não se pode iludir o povo. Dividir é uma irresponsabilidade e vai aprofundar a miséria", criticou.

Edmilson também observou que Lira Maia, assim como outras lideranças divisionistas, assumiu vários mandatos nos quais sempre esteve ao lado da base governista, mas não conseguiu reverter a situação de abandono da região do Tapajós, em relação à qual o democrata defende a emancipação. Edmilson apóntou a descentralização administrativo-financeira como solução para a carência de políticas públicas que fomenta o sentimento de abandono pelas populações de algumas regiões do estado. "A divisão não é remédio, mas um veneno. O Pará sempre foi o almoxarifado do Brasil, sendo o 13º estado mais rico do país, mas também o 22º com a população mais pobre", observou o psolista.

Foto: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário