quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Impunidade nunca mais - Projeto institui a Comissão Estadual da Verdade


Edmilson: resgate da memória para que jamais se repitam os crimes da ditadura

A ministra Maria do Rosário destacou a importância do projeto apresentado por Edmilson



Na vinda a Belém para a instalação do comitê de apoio à instalação da Comissão Estadual da Verdade, a ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, destacou a iniciativa do deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL). Ele é autor do projeto de lei que regulamenta a comissão, possibilitando que a mesma tenha acesso a informações para esclarecer as violações de direitos humanos ocorridas no Pará durante a ditadura militar. O projeto foi protocolado na Assembleia Legislativa do Estado na última terça-feira, 23.
Nos chamados “Anos de Chumbo”, entre 1964 e 1985, os comandantes da ditadura seqüestraram, mantiveram em cárceres clandestinos, torturaram, assassinaram e ocultaram cadáveres de opositores, além de impor forte censura que impediu o conhecimento público desses fatos e também que fosse feita justiça com os algozes. O projeto da comissão estadual segue os passos do PL nº 7.376, de 20 de maio de 2010, apresentado pelo governo federal junto à Câmara dos Deputados para a criação da Comissão Nacional da Verdade.
“Aqui (no Pará) as prisões políticas se avolumaram e muitas personalidades da vida democrática paraense, como Raimundo Jinkings, Sá Pereira, Cléo Bernardo e Ruy Barata dentre outros, foram atingidos, amordaçados e censurados”, lembra Edmilson. No Pará, as entidades estudantis e de trabalhadores foram invadidas, os lideres perseguidos e presos e a universidade assistiu ao assassinato de César Moraes Leite por um agente da repressão. O Araguaia foi invadido por militares e as delegacias do interior do Estado se transformaram em centros onde se expediam salvo-condutos.
“A Comissão Estadual da Verdade é o esforço que o Estado do Pará realiza para apreciar um dos temas mais caros em direitos humanos no sentido de que a consciência social dos brasileiros e paraenses nunca mais permita o retorno aos acontecimentos desses anos repressivos e que envergonham a sociedade brasileira”, destaca o deputado.



Foto: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário