domingo, 28 de agosto de 2011

Belém, 400 anos - Portugueses - Um povo, duas lusitânias







Belém foi fundada pelo capitão português Francisco Caldeira Castelo Branco. Mais do que um mito de origem, trata-se do nascimento de uma cidade que seria eleita entre as mais lusitanas fora de Portugal. Das antigas autoridades dos tempos coloniais aos luso-africanos chegados nas últimas décadas do século XIX, a imigração portuguesa foi a mais constante de todas, reiterando os laços que ligam as duas lusitânias.
Nos primeiros tempos da Conquista, no século XVII, os portugueses eram os moradores, aqueles que, juntamente com os indígenas de diversas etnias e os padres e frades jesuítas, franciscanos e carmelitas, foram os responsáveis pela fixação e ocupação territorial européia em toda a enorme calha do rio Amazonas. Morando, rezando ou disputando espaço com os franceses, holandeses e espanhóis, esses primeiros exploradores ampliaram o mapa restrito de Tordesilhas, tornando portuguesa e brasileira esta parte da Amazônia.



Fotos e textos: Belém dos Imigrantes - história e memória (2004) - Exposição organizada pelo Museu de Arte de Belém (MABE). Textos: Aldrin Moura Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário