sexta-feira, 4 de junho de 2010

Ministério Público denuncia servidores por tortura contra adolescentes

O Ministério Público do Estado do Pará denunciou quatro servidores públicos, dois policiais militares e dois monitores, por tortura cometida contra cinco adolescentes que cumpriam medida socioeducativa de internação no Centro de Internação Masculina (Ciam) no Jardim Sideral, em Belém. Segundo a denúncia, assinada pelo promotor Franklin Lobato, os adolescentes apanharam dos policiais com barras de ferro, cadeiras, além de serem ameaçados de morte. Além da violência física houve ainda violência psicológica, com os adolescentes sendo obrigados a ficar de “cara contra a parede”.

A sessão de tortura, que aconteceu em um plantão durante a madrugada, teria sido motivada por “richas” anteriores entre adolescentes e monitores, o que configura que a situação de conflito já vinha se arrastando há meses no interior da unidade. Na denúncia há relato que é comum na unidade que monitores e adolescentes se desafiam a brigar entre si.

Ainda segundo as vítimas, após serem torturados, os adolescentes ficaram sangrando e não tiveram direito a nenhum atendimento médico. A informação é contestada pela administração da unidade.

Ainda segundo a denúncia, a violência foi testemunhada por várias pessoas. O MP arrolou 20 testemunhas, a maioria delas servidores da Funcap, órgão no Estado responsável pela execução de medidas no Estado do Pará.

Fonte: Movimento República de Emaús

2 comentários:

  1. alguém encontre uma solução para esse problema, pois herdamos do governo tucano esse mal em nossa comunidade e não tem participação da sociedade, nossa participação e a surpresa com fugas constante com correrias de nas ruas do conjunto sendo nos moradores alvo da ameaça desde jovens que optaram pelo mundo do crime sem respeitar os cidadões lhes condicionado tratamento igual ou pior como esse relato...quem poderia ser responsabilizado com as praticas destes pequenos marginais?????por favor desapropriem este espaço daqui do sideral, transferido para um lugar bem distante de nossa comunidade!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. NESTA SEXTA-FEIRA, HOUVE FUGA AQUI NESTE ESPAÇO(PRESIDIO) NO CONJUNTO ARIRI BOLONHA, SIDERAL
    COM CORRERIAS NAS RUAS DO CONJUNTO E MUITO CARRO DE POLICIA!!!!!A COMUNIDADE DO SIDERAL NÃO TEM PAZ, POIS TODOS OS DIAS SOFREMOS COM ESSE TIPO DE ATITUDES DESTES JOVENS QUE CUMPREM PENAS COM MEDIDAS SOCIOS EDUCATIVAS. PORFAVOR ENCONTREM UMA SOLUÇÃO PARA ESSE FATO QUE JÁ SE TORNOU COTIDIANO!!!!OU ESTÃO ESPERANDO ACONTECER O PIOR PARA QUE SE TOMEM PROVIDENCIAS????????

    ResponderExcluir