domingo, 27 de junho de 2010

Dessa mistura fez-se o belo contágio da alegria de lutar.




Fernando Carneiro, governador. Mônica Soares para vice. Marinor e João Augusto formam a chapa para o Senado.
GOVERNADOR: FERNANDO CARNEIRO
Fernando Carneiro é historiador formado pela Universidade de São Paulo (USP). Iniciou sua militância na adolescência, no início dos anos 80, destacando-se como uma das principais lideranças do movimento estudantil, dedicando-se em especial à reorganização do Centro Acadêmico de Ciências Sociais, da UPFA; logo foi alvo da ditadura militar então vigente, tendo sido enquadrado na famigerada Lei de Segurança Nacional. Em São Paulo, onde se formou em Licenciatura Plena em História pela USP, militou no movimento estudantil e no Sindicato dos Trabalhadores da USP- SINTUSP, e trabalhou na Companhia de Engenharia do Tráfego ( CET). De volta a Belém, tornou-se presidente da Companhia de Transporte de Belém (CTBel) na segunda gestão do prefeito Edmilson Rodrigues. Foi representante do Fórum Nacional de Secretários de Transporte no Conselho Nacional das Cidades. Depois de muitos anos no PT, desligou-se daquele partido para participar da construção do PSOL no Pará, onde exerce o cargo de Secretário de Movimentos Sociais. Por estas e muitas outras razões, Fernando Carneiro foi considerado o melhor nome para representar o PSOL como candidato ao governo do Estado nas eleições de 2010.

VICE-GOVERNADORA: MÔNICA SOARES
Professora, militante sindical e popular da região do Xingu (Altamira), uma das principais lideranças do movimento Xingu Vivo para Sempre. É coordenadora estadual e regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (SINTEPP).

SENADO:

MARINOR BRITO
Ex-vereadora por três legislaturas consecutivas e ex-candidata à prefeita de Belém, Marinor é uma das mais expressivas figuras públicas do PSOL no Pará. Formada em educação física pela Escola Superior de Ededucação Fisica do Pará e professora da rede pública de ensino, tornou-se dirigente do SINTEPP e uma das mais destacadas lideranças das lutas dos trabalhadores em educação e de vários segmentos organizados em torno da Intersindical dos Servidores Públicos, entre o final da década de 1980 e o final da década de 1990. É militante do movimento pela democratização dos meios de comunicação e ex-dirigente nacional da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (ABRAÇO). Seus mandatos parlamentares foram fortemente marcados pela defesa de melhorias urbanas para áreas periféricas de Belém, de incentivos à produção artística e cultural em suas várias modalidades, e dos direitos humanos, em especial os das crianças e adolescentes. Foi presidenta da CPI da Prostituição Infantil da CMB e colaboradora das recentes CPI(s) da pedofilia, da ALEPA e do Senado.

JOÃO AUGUSTO OLIVEIRA
Nascido em Oriximiná (1936), no Baixo-Amazonas, possui longa trajetória na luta política paraense. Foi prefeito de Oriximiná (1963-1966), deputado estadual por dois mandatos (1967-1971; 1975-1979) e 1º suplente de senador (1995-2003).
Advogado e Relações Públicas, João Augusto é membro da Academia Paraense de Jornalismo e da Comissão Paraense de Folclore, atual Centro Paraense de Estudos de Folclore, além de ocupar a cadeira Nº 35, como sócio efetivo, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário