sexta-feira, 7 de maio de 2010

A melhor campanha que já vi

Idéias Publicáveis da Jornalista Aletheia Vieira

Os assuntos estão se acumulando e eu não sei sobre o que escrever aqui no blog. Imaginei que iria ficar super envolvida com o período eleitoral, coisa que eu gosto muito desde criança. Só que, desculpem os colegas marketeiros, inclusive o Duda Mendonça. A campanha em Belém tá um saco.

Tem candidato usando dingle de duas campanhas atrás. Uma música da Banda Calypso, que ninguém nem mais canta. Outra candidata resolveu usar uma versão da canção "Angélica" do Chico Buarque. Foi feita em homenagem a estilista Zuzu Angel, que teve o filho morto durante da Ditadura Militar. A música retrata não só a agonia de Zuzu, como um momento importante na História do Brasil. Não tem espaço numa campanha cheia de promessas que não serão cumpridas.

A última campanha que prestou em Belém aconteceu em 1996. O Hélio Gueiros (na época ultra, mega, super adversário de Jader Barbalho) era o prefeito. Como ainda não tinha reeleição e ele lançou um dos seus secretários como candidato, o Ramiro Bentes. Concorriam com ele, a dona Elcione Barbalho (PMDB), Edmilson Rodrigues (PT), o ainda desconhecido Duciomar Costa e outros.

Ramiro estava em primeiro nas pesquisas. Elcione em segundo. Eu lembro até de alguns dingles. "Ramiro é, Ramiro é 12! É o melhor para Belém. A caminhada continua e a cidade fica bem"... Eu tinha 12 anos, doida pra votar e não podia. Meu candidato era o Ramiro, eu era de "direita".

Só que lá pelo meio do propaganda eleitoral, tocava uma música. "Agora, eu já sei o que fazer... Sou desta terra e meu destino é viver... Com minhas mãos quero fazer mudar... A gente quer uma cidade feliz, com Edmilson boto fé no que virá". O programa dele era curto, sem recursos, numa época em que o PT estava sonhando com o poder, sem ter como chegar lá.

O Edmilson me incomodava. Começou a me dar vontade de "votar" nele, de ser do PT. Mas eu não podia. Minha mãe nunca aceitaria, nem meu pai... eles foram criados sob as vestes da ditadura. Achavam que esse negócio de vermelho era pra comunista.

Um dia, o Edmilson foi lá no colégio. Ele iria apresentar suas propostas só para o pessoal do Ensino Médio. O povo de 5a a 8a se revoltou. Fizemos quase um motim para vê-lo. Então, ele resolveu discursar na quadra do colégio. Nunca em oito anos tinha visto aquela quadra silenciosa, nem em missa, como na hora em que o Edmilson começou a falar. Pensei comigo: "alguma coisa vai acontecer e esse cara vai ser o prefeito". E aconteceu.

Uma briga entre o Jader e o Ramiro. Não lembro quem começou a provocação, acho que o Ramiro, porque o Hélio e o Jader não se "batiam". Se teve uma coisa que aprendi nesses meus 24 anos de vida, é que Jader Barbalho não dá ponto sem nó. Ele não engoliu. Pôxa, se não engoliu o ACM, imagine o Ramiro...

A dona Elcione começou a cair nas pesquisas. O Ramiro também. O segundo turno ainda era entre os dois. Mas, na última semana, o Edmilson já estava lá, lindo, em primeiro, com 29% das intenções de voto. Meu pai e minha mãe ficaram incrédulos. "Como esse menino pôde derrotar o Jader? Ninguém derrota o Jader". Talvez, com todo respeito que tenho por ele, que é o pai do meu chefe, Jader tenha perdido para ele mesmo naquela campanha. Isso nunca mais aconteceu. Nunca mais mesmo.

A festa do Edmilson foi linda. Eu comemorei em silêncio, ouvindo "Tempo Perdido" da Legião Urbana. Senti que depois do massacre dos sem-terra em Eldorado dos Carajás, o Pará poderia acordar com a vitória do PT em Belém. E aí só faltava o Brasil também acordar e eleger o Lula. Mas isso é outra história.

13 comentários:

  1. A história vai se repetir!
    Edmilson, agora do Psol, vai reacender a esperança de dias melhores em Belém e no Pará.
    Meu votofoi dele em 1996 e 2000. Nesta eleição voto no Edmilson, já pensando em 2012, quando o povo de Belém eleger "Edmilson Rodrigues Prefeito do povo, Belém te quer de novo, Belém te quer de novo!"

    ResponderExcluir
  2. Não votei no Edmilson,pois tinha horror ao PT.Aprendi contudo, que o governo não é de partido,mais sim da pessoa que o representa.
    Tenho que reconhecer que Edmilson fez um bom governo, diferente do da Ana Júlia do PT, que não fez nada pelo nosso Estado.
    Por isso meu voto será contra a Ana Júlia, mas vou ainda decidir entre jatene ou Edmilson.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog, virei seguidora! Com relação à história narrada no post também acredito que Edmilson tem que voltar. Respeito sua opção partidária, apesar de saber que o PT sente muita falta desse "companheiro"...

    ResponderExcluir
  4. Boa memória e bonito texto. O povo merece ter um representante digno. Independente de ser do partido A ou B eu estarei com Edmilson. Ele também merece o nosso respeito.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto. Retratou muito bem a campanha de 96.
    Sou EDMILSON com muito orgulho!

    ResponderExcluir
  6. Faltou mais alguns detalhes: Nosso primeiro comicio em 96, foi em icoaraci, e alem de nos da coordenação, dava pra contar na mão. já nossa primeira caminhada foi na pratinha, eramos 6, e terminou num sol escaldante as 14hs, mas o ed tava firme, todos acreditavamos que até o final não seria assim.
    Bem, o comicio final em são braz tinham milhares de pessoas, e nossa ultima caminhada em val de cães, terminou com umas 2 mil pessoas.
    Campanha linda, militante e que ganhou corações e mentes do povo.
    Este negocio de briga entre ramiro e elcione, não é bem assim, pois isso tira os meritos do Ed, que era o novo, que fez uma campanha diferente, que soube falar o que o povo queria ouvir.
    A "estoria" da briga foi uma invenç~qao das elites (liberal principalmente) para dizer que a eleição do ed foi um acidente.
    Versão que foi derrotada de novo em 2000, noutra linda campanha.
    valeu Ed e boa sorte em sua eleição.

    ResponderExcluir
  7. camarada cabano.
    seja bem vindo!!!!!!estamos com vc, não abro mão dos meus sonhos...vamos a luta controlando o estado e retomando o poder em belém....um forte abraço do seu comapnheiro do PT.do distrito daben....

    ResponderExcluir
  8. camarada.
    estaremos reacendendo a chama da vitória com seu retorno triunfal as batalhas pelas conquistas do povo de belém, conte comigo e todos os nossos companheiros do PT. Aqueles que foram defenestrados desse governo.(ana júlia) que não tem a menor consideração por essa militancia.
    agente 13 (Distrito Dágua)

    ResponderExcluir
  9. Para complementar as informações do Stafani.
    No comício te Icoarai, entre os que podiam contar na mão, estavam: Seu Gumercindo e dona Deusa ( pais de Edmilson),alguns dos seus irmãos e cunhados, e parte dos coordenadores da campanha.
    Enquanto edmilson discurva, escutamos os fogos de artifício do comício do Ramiro. Mas, como bem disse o companheiro Stefani, nós acreditavamos!
    Silvia

    ResponderExcluir
  10. parece que nos reservamos a mostrar a identidade, mas em breve todos estaremos reagrupando com esse camarada, companheiro cabano...

    ResponderExcluir
  11. a pratica desse pt é leviano e traiçoeiro!!!!!!!aguarde um pouco mais, pois daremos resposta a todos quantos abandonaram suas bases e desrrespeitaram essa militancia forte e aguerrida!!!!!!!!fé no que virá.....

    esquerda do sideral

    ResponderExcluir
  12. assumo o compromisso de eleger esse cabano por um fato que não consigo expressar, mas com certeza vai trazer uma grande alegria a nos militantes e a familia do queridissimo manoel amaral(manoelzinho). quero presenciar e participar com o edmilsom inaugurado uma escola , praça, ginasio, uma rua. pra homenagiar esse combatente.

    ResponderExcluir