terça-feira, 18 de maio de 2010

Reforma Psiquiátrica

O governo de Edmilson na Prefeitura foi de extrema importância para o avanço da Política da Reforma Psiquiátrica em Belém, com a criação dos serviços substitutivos ao manicômio.Na área da saúde mental o governo do Povo deu passos importantes para melhorar a assistência aos portadores de transtornos mentais. Foi criada a Casa Mental para crianças e adolescentes e a Casa Mental para adultos, espaços que priorizavam a integração dos pacientes à família e à comunidade. Este programa foi desenvolvido com a participação de profissionais especializados na área da saúde mental.
Os pacientes chegavam à casa pela manhã e retornavam ao lar à noite, depois de passar por terapias e atividades de lazer como passeios a museus, teatros e atividades pedagógicas.

3 comentários:

  1. Na atual " gestão" as casa mentais estão em completo abandono,nem mesmo material de expediente tem nas unidades.
    A volta do Edmilson à PMB é aguardada com ansiedade por todos que fazem as casas mentais.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida o avanço da Política de Saúde Mental no município de Belém se deve à gestão efetiva do Edmilson na Prefeitura.
    Além da implantação dos serviços substitutivos ao manicômio (casas mentais,)da Lei Municipal Antimanicomial que entrou em vigor em seu mandato tivemos tb um fortalecimento do Movimento da luta Antimanicomial que pode experimentar uma participação na construção desta política.
    Militante do MLA

    ResponderExcluir
  3. E notório o sucateamento da saúde em Belém. Basta ver o que aconteceu com a Estratégia Saúde da Família, com os Prontos Socorros, com o Departamento de Regulação, com a 192, com a Saúde Mental - CASAS mentais estavam desabando e sem material para as equipes trabalharem, as equipes técnicas estão desfeitas - só no CASA Mental do Adulto foram transferidos quase todos os técnicos, Palacete Facíola que ainda é sonho - quase pesadelo!, etc, etc, etc...........
    Mas, o povo não esquece, acesse este link e veja a votação sobre quem foi o melhor prefeito de Belém, ainda tem 40 dias para votar:
    http://transitoblm.blogspot.com/2010/05/duplas-dinamicas-iii-o-ataque-dos.html


    Cristina Autran
    Servidora Municipal da Saúde

    ResponderExcluir