terça-feira, 4 de maio de 2010

Dois mitos em Debate. Opinião Pública burguesa e sustentabilidade capitalista


Capitalismo rima com devastação

"Hoje começa-se a perceber que as condições de insalubridade ambiental global, provocada pela ação devastadora do sistema, atingirá invariavelmente a toda a humanidade e não só às camadas populares que direta ou indiretamente, como trabalhadores ou como "exército de reserva", traduzem-se como fonte produtora e reprodutora da riqueza social. Dessa forma, surge a expressão "Desenvolvimento Sustentável", em torno da qual externa-se o objetivo de conciliar desenvolvimento econômico com preservação da natureza; enfim, uma solução à profunda "crise ambiental" do planeta.
No debate atual sobre os problemas ambientais, pode-se observar que grande parte, quiça a maioria dos teóricos do "Desenvolvimento Sustentável" prop~e-se expressamente a humanizar o capitalismo "selvagem", democratizar a economia de mercado: uma espécie de desselvagenização do capital, como condição para a buisca de soluções aos problemas."

Edmilson Brito Rodrigues. Dois mitos em Debate. Opinião Pública burguesa e sustentabilidade capitalista (em co-autoria com Jorge Almeida). Editado pela Labor Editorial (Belém, 2001,77p.)

Um comentário:

  1. Para quem serve o "desenvolvimento sustentável" produzido pela Vale no Estado do Pará? para os paraenses?
    Se isso é verdade porque o Pará é o 2º estado com maior índice de violência; com um dos maiores índices de anafalbetismo, com menor índice de saneamneto básico, com um dos piores indices em saúde pública.
    O povo do Pará ,mais uma vez , vai ficar inerte, conivente com a construção de "belo Monstro",vai se contentar com as migalhas das grandes fatias de pão distribuidas pelos estados produtores de riquezas.
    Agora é momento de reagir, e cobrar das nossas autoridades. Não é possível que a gente não cobre da governadora um posição enérgica contra a construção da usina.Pois se ela não sabe deveria saber, da gravidade que esperamos no futuro próximo.
    Vamos dar nossa resposta nas urnas!

    ResponderExcluir