segunda-feira, 3 de maio de 2010

Eleições em Cuba

Caros camaradas mantenedores do blog.
Parabenizo-vos pela publicação dessa linda matéria sobre as manifestações do 1º de maio em Cuba. Enquanto estive em São Paulo presenciei a realização de grandes manifestações públicas nessa data de luta. Infelizmente, porém, os trabalhadores presentes não estavam lá para lutar, mas para tentarem ganhar prêmios, inclusive veículos automotivos, sorteados pelas centrais sindicais mais fortes do país - CUT e Força Sindical – além de assistirem a shows de artistas famosos de axé music e música sertaneja de gostos duvidosos.
É impressionante ver milhões de cubanos nas ruas de seu país para defender as conquistas de sua revolução. Fotos como a da matéria postada por vocês tiram o sono do império e dos contra-revolucionários sediados em Miami. Mas apesar das evidências, esses lacaios e sua mídia ainda vão tentar dizer que tudo não passa de armação do governo cubano; que a foto é uma montagem ou que a multidão estava lá porque Cuba é uma “ditadura sanguinária”.
Confesso que não entendi muito bem as razões da UOL publicar recentemente uma matéria sobre o processo eleitoral da ilha. A regra tem sido afirmar que lá não há eleições porque o regime é ditatorial. Sob o título “Participação nas eleições locais de Cuba superou 93%”, mesmo tentando reforçar alguns preconceitos e omitindo informações, mesmo esquecendo-se de dizer que qualquer cubano pode ser eleito sem a necessidade de pertencer ao Partido Comunista; que o mandato parlamentar não é remunerado e que o sistema político cubano é parlamentarista, a UOL reconheceu a vigorosa capacidade de mobilização do povo cubano. Senão vejamos:

“Havana, 25 abr (EFE).- A participação dos cubanos nas eleições realizadas neste domingo para renovar os Governos locais da ilha superou 93%, segundo dados oficiais ainda preliminares divulgados por meios locais.
Uma hora antes de as mesas eleitorais fecharem, mais de oito milhões de eleitores dos 8,4 convocados tinham votado, o que representa uma percentagem de 93,49%.
Cuba realizou eleições para designar os mais de 15 mil delegados (vereadores) das 169 assembléias municipais do país.
A participação em massa é a norma nos processos eleitorais da ilha, governada pelo Partido Comunista, o único permitido em Cuba.
Os mais de 34 mil candidatos que concorriam a estes postos locais foram escolhidos em 50 mil assembléias populares realizadas nos últimos meses.
Este pleito tem um caráter parcial já que será repetido no dia 2 de maio nos casos em que acontecer empate entre os candidatos ou o mais votado não superar 50% de apoio.
Em Cuba há eleições municipais a cada dois anos e meio e a Assembleia Nacional (Legislativo) é renovada a cada cinco”.

Edmilson Rodrigues

4 comentários:

  1. A democracia é muito bonita no processo eleitoral.Até aqui no Brasil, onde se compra voto com distribuição de todo tipo de "bolsa".
    Agora, na realidade a coisa é bem diferente. E os presos políticos? e paradão da morte?isso não podemos chamar de democracia, é ditadura mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Enquanto Cuba festeja a participação de 93% no processo eleitoral. O Brasil caminha para a pior eleição de todos os tempos.
    O discarado uso da máquina estatal, combra de votos, falta de ética-eleitoral, o silêncio sobre corrupção , vão fazer a eleição deste ano ter o maior índice de abstenção.
    É muito triste a nossa situação.

    ResponderExcluir
  3. Caro anônimo das 16:37,
    Respeito tua opinião e compreendo a razão de assim pensares. Seis empresas de comunicação dominam a opinião pública de 7 bilhões de seres humanos que, como tu, também são pessoas dignas. No período imediatamente posterior à tomada do poder em 1959,com o país imerso no clima revolucionário houve julgamentos públicos e, diante de milhares de pessoas ainda revoltadas com o antigo regime sanguinário de Batista e que clamavam por verem punidos seus algozes, esses tribunais decidiram a favor de muitas execuções (Paredón). Foi um erro no meu modo de ver. Mas não viraram política de estado como os agentes hegemônicos fazem pessoas de bem crerem. Quanto aos presos políticos, os que realmente existem foram julgados com direito a defesa por crime de terrorismo e tentativa de subversão do estado de direito cubano, com uso de explosivos, comprovadamente apoiados pelo escritório dos EUA instalado oficialmente no país (espécie de embaixada). Tive a emoção de andar pelas ruas de Havana e perceber que o povo cubano tem motivos para defender sua revolução, apesar dos problemas que o boicote econômico do império mantém há 50 anos: analfabetismo ZERO, educação e saúde publics gratúitas de qualidade para todos, etc. Ainda há pena de morte como nos EUA. Um erro! Ainda não se admite outros partidos, apesar de o cidadão não necessitar filiar-se ao PC para disputar elições. Espero que eles, soberanamente, consertem os problemas. O importante é não voltar ao sistema de fome, analfabetismo e prostituição infantil que existia outrora e que continua impondo dor e sofrimento aos pobres de países como EUA e Brasil.
    Um forte abraço!
    Edmilson Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. Tudo bem Edmilson, até reconheço que Cuba é essa maravilha toda com relação à saúde e educação, mas não posso aceitar que existam presos políticos, por seram contra o regime político do governo, em Cuba , no Brasil,ou em qualquer país do mundo.

    ResponderExcluir