segunda-feira, 26 de abril de 2010

Fernando Carneiro ( PSOL): do fundo do baú


Foi fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) e participou do processo de reorganização do Centro Acadêmico de Ciências Sociais na UFPa. Esteve presente nas principais lutas populares durante a fundação da Comissão dos Bairros de Belém (CBB) e da organização da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Em 1987, após o falecimento de seu pai, mudou-se para São Paulo onde militou primeiro no movimento estudantil e depois no movimento sindical através do Sindicato dos Trabalhadores da USP (SINTUSP). Ainda em São Paulo trabalhou por 8 anos na Companhia de engenharia de Tráfego (CET).
Voltou para Belém em 1999 e se integrou ao “Governo do Povo”, na então administração de Edmilson Rodrigues desempenhando a função de Presidente da Companhia de Transportes de Belém (CTBEL). Neste período, foi escolhido pelo Fórum Nacional de Secretários de Transporte para representar a entidade na primeira composição do “Conselho Nacional das Cidades”. Integrou também o Conselho Estadual de Trânsito.
Em 2005, depois da falência do PT, filia-se ao PSOL onde, desde o primeiro momento, integra a direção estadual do Partido. Atualmente ocupa o cargo de Secretário de Movimentos Sociais na Executiva Estadual do PSOL.

4 comentários:

  1. Grande referência de luta para a Juventude Socialista.
    Os sonhos não envelhecem!

    ResponderExcluir
  2. Branca, Branca, Branca, Leon,Leon,Leon. Aqui, estão os soldados de Leon!!!
    Em frente, até a vitória por um mundo melhor. Como diria o Velho leon: " A vida é bela, Que as gerações futuras a livrem de todo mal e opressão e à desfrutem plenamente".

    ResponderExcluir
  3. Teria o PSOL condições de enfrentar as máquinas do PT e do PSDB?

    ResponderExcluir
  4. Em 1996 ninguém acreditava que o PT , com Edmilson Rodrigues, poderia enfrentar as forças do PMDB e PT. O resultado foi a vitória do Edmilson.
    Então Fé no que virá!

    ResponderExcluir