quarta-feira, 28 de abril de 2010

ALÇAR ARMAS! TÉCNICA, PENSAMENTO E AÇÃO TRANSFORMADORES PARA FAZER RENASCER A ESPERANÇA NO BRASIL


Edmilson Brito Rodrigues
Professor e Arquiteto
Ex-Deputado Estadual e Ex-prefeito de Belém


Corroborando com a idéia de Milton Santos (2001) de que a possibilidade de uma outra globalização vai se tornando viável com as mutações filosófica e tecnológica que, indissociavelmente, embrionam o período popular da história, pode-se observar que a divisão digital, em outras palavras, as desigualdades sócio-espaciais expressas no acesso desigual às tecnologias digitais disponíveis, começa a chegar ao fim. A comunicação realizada por meio dos fluxos de informações digitais está chegando às massas do mundo, mesmo nos países mais pobres, trazendo uma revolução na economia, na política e na sociedade. Logo, na reconfiguração geográfica coetânea do período que está em gestação.
Se é verdade que pobreza e isolamento extremos são quase sinônimos, é verdade também que a telefonia celular e a internet sem fio, as mais transformadoras tecnologias do fenômeno técnico contemporâneo, autorizam, à revelia dos lugares e agentes que mandam no atual período histórico, o fim do isolamento.
Depreende-se disso que, como uma contra-racionalidade à razão do capital, a superação da divisão digital vem se dando mediante as próprias forças de mercado. Sim, porque a maximização da produtividade, o baixo valor dessa poderosa tecnologia, e a forte tecnoesfera produzida para viabilizar seu consumo tem permitido incorporar crescentes contingentes de pobres ao seu uso.
Imagem: Marés do Céu

Nenhum comentário:

Postar um comentário