quarta-feira, 24 de novembro de 2010

“Festa da moça" do povo Tembé Tenetehara





Edmilson desembarcou no Alto Rio Guamá (dia 19 e 20), desta vez, para participar da "festa da moça" do povo Tembé Tenetehara. A festa simboliza o rito de passagem à vida adulta e dura uma semana inteira. É a afirmação da identidade cultural e crescem juntas, com luta e com festa.
A amizade de Edmilson com o povo Tembé vem de longas datas. Em 1994, na condição de deputado estadual, sua atuação foi fundamental e decisiva à frente da relatoria dos trabalhos da Comissão Especial de Estudos criada para analisar a dramática situação do povo Tembé-tenetehara e a luta pela demarcação de suas terras ancestrais. Esta iniciativa resultou na publicação do livro "Tembé-Tenetehara: a nação resiste" (Assembleia Legislativa do Pará, 1994)

Edmilson é defensor da causa indígena. Pelo respeito à cultura e à terra ancestral das nações .

3 comentários:

  1. Esse é o cara, ainda nem tomou posse e já está dizendo para o que veio.

    ResponderExcluir
  2. Lindo,lindo e lindo!!!
    Nosso Deputado é 100% cultura.
    Gosto muito disso.

    ResponderExcluir
  3. Hoje o jornal O Liberal publicou matéria sobrea visita do Edmiloson à reserva Tembé.Porém o enfoque dado foi a invasão de traficantes a reserva e comprometimento do futuro deputado, que assim que tomar posse vai tomar as providências possíveis , dentro das atribições de seu mandado,para que a omisssão do estado não transforme a reserva no morro do Alemão.
    Muito bem Deputado!
    Seria importante o blog publicar essa matéria.

    ResponderExcluir