terça-feira, 2 de novembro de 2010

D. Raul Vera Lopez


Na última semana, a reportagem do Correio da Cidadania visitou a Casa dos Embaúbas, convento localizado na cidade de Embu, região metropolitana da capital paulista, para conversar com o bispo D. Raul Vera Lopez, da diocese de Saltillo, estado de Coahuila, norte do México. Considerado por muitos um ‘mártir’ nacional, D. Raul contou sua história de luta pelos direitos humanos de diversos grupos sociais.

Reconhecido na Noruega neste ano com o prêmio Rafto (como acadêmico e defensor dos direitos humanos nascido no país nórdico), entregue a figuras que se destacam nessa seara, D. Raul compartilhou conosco um pouco de sua extensa história de vida, que já passou por diversos estados mexicanos e enfrentou diferentes chagas sociais do país, que, a seu ver, encontra-se "dividido".

Relatou sua experiência com os indígenas de Chiapas e o movimento zapatista nos anos 90, a defesa de mulheres e o trabalho que atualmente mais o ocupa: a defesa dos migrantes centro-americanos, em geral em busca de uma nova vida na América. Neste caso, em meio às notícias de chacinas cometidas pelo narcotráfico, denuncia que a impunidade que reina no México presta um ótimo serviço de contenção da imigração para os EUA, além das evidentes imbricações do crime com o Estado.

A entrevista completa com o bispo Raul Vera Lopez você confere no Correio da Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário