Respeito o sofrimento de sua família. Mas todos – políticos, jornalistas, cientistas sociais – os que foram críticos a ele em vida não podem se atirar na estúpida condescendência para com os mortos, seja atrás de sua herança eleitoral, seja em nome de uma demagogia barata ou do apaziguamento tupiniquim. Não nos esqueçamos que ele dirigiu o Departamento de Ordem Política e Social (Dops) durante a ditadura, instituição que moeu gente contrária aos verde-oliva e ao “Ame-o ou Deixe-o” dos anos de chumbo. Isso só para citar um ponto de sua controversa biografia, agora incensada.
Lembrar é fundamental para que não deixemos certas coisas acontecerem novamente. Que a história do delegado/senador seja contada e comentada como ela realmente foi, sem os retoques bonitos dos discursos políticos que começaram a florescer na tarde desta terça.
De Leonardo Sakamoto sobre o falecimento de Romeu Tuma, terça 26.
lEMBREMOS TAMBÉM QUE,OS (HOJE) PACATOS VELHINHOS, FRAGILIZADOS POR SUAS RUGAS E ABRIGADOS PELO PERDÃO DO ESQUECIMENTO MUY BIEN 'APACHORRADOS' NO ACONCHEGO DE SUAS FAMÍLIAS,TODOS SADIOS,EMOCIONALMENTE, POR SEREM DESPOSSUÍDOS DE REMORSOS,GOZAM DE UM MUITO BOM AMPARO DO ESTADO,O MESMO QUE TRAÍRAM,BAIONETA EM RISTE EM 1964, (AO CONTRÁRIO DOS FAMILIARES DE SUAS VÍTIMAS CIVIS QUE, MORREM NA FILA ESPERANDO AS PROMETIDAS INDENIZAÇÕES, REPARO QUE, OS ANOS E OS CHINCALHEIROS DE TOGA, NÃO LHES PERMITIRÃO USUFRUIR), NÃO PASSAM DE AÇOUGUEIROS SANGUINÁRIOS E FRIOS,TORTURADORES INFAMES QUE, POR APOSTAREM DO ALTO DE SUAS ARROGÂNCIAS MARCIAIS, NA IMPUNIDADE, DESPREZAVAM A DIGNIDADE HUMANA E ZOMBAVAM DOS VALORES SUPREMOS DO HUMANISMO...
ResponderExcluirNÃO DEVEMOS SER MOVIDOS JAMAIS PELOS SENTIMENTOS DESPREZÍVEIS DO ÓDIO, DO RANCOR E DA VINGANÇA, POR NÃO FAZEREM ESTES PARTE DO DNA DOS VERDADEIROS BRASILEIROS MAS, ESSES SENHORES QUE REINARAM NAS TREVAS DOS PORÕES,DEVERIAM PRESTAR CONTAS COM A LEI E A JUSTIÇA,DESTINO MERECIDO PARA TODOS OS TORTURADORES.COMO DIZIA RUI BARBOSA:"TODA JUSTIÇA TARDIA,NÃO PASSA DE INJUSTIÇA!